Tucanas se destacam nas eleições dos diretórios municipais

A presença feminina nas eleições para os diretórios municipais do PSDB é destaque nas convenções regionais de 2017. Encerradas neste domingo (15), as eleições já deram vitória para oito tucanas que vão comandar o partido em nível municipal pelos próximos dois anos e durante a eleição de 2018.

Os oito diretórios municipais nas mãos de mulheres do PSDB são: Araraquara (SP), Bariri (SP), Tatuí (SP), Lins (SP), Lençóis (SP), Jacareí (SP) Itajaí (SC) e Caruaru (PE).

A ex-ministra e presidente do PSDB-Mulher Nacional, Solange Jurema (PSDB-AL), comemorou as vitórias. Segundo ela, os bons resultados fazem parte de uma longa mobilização feita pelo secretariado em cada diretório. Para Solange Jurema, ter mulheres nas lideranças regionais contribuirá para o aumento da representatividade feminina dentro do partido.

“Todo o trabalho de conscientização da importância das mulheres nos cargos de comando está fazendo efeito nas bases. As mulheres estão começando a correr atrás e exigir o seu espaço dentro da política”, afirmou Solange.

Para a tucana, as vitórias municipais são um começo de uma mudança dentro de um universo culturalmente machista.

“As vitórias dessas tucanas nos municípios podem ser o caminho para elegermos também presidentes estaduais. Essa ocupação de espaço, que é de direito, na verdade também é uma questão de reconhecimento dos homens de que elas são capazes de assumir o comando do partido”, destacou.

Eleitas

Primeira mulher a ocupar a presidência do PSDB em Araraquara (SP), a ex-vereadora e socióloga Edna Martins (PSDB-SP) se destacou ao longo dos anos pela defesa das causas sociais, especialmente ao fortalecimento das políticas públicas em favor dos direitos e acolhimento das mulheres vítimas de violência.

“Tenho certeza que esse time vai fazer muita coisa boa porque as mulheres ainda têm uma pauta muito grande de déficit de direitos na sociedade”, afirmou Edna Martins.

Além da Executiva, o diretório empossou o novo secretariado de mulheres. O PSDB-Mulher de Araraquara será presidido por Sara Passos.

Reeleita presidente do diretório de Lins (SP), Silvia Tejo (PSDB-SP),  frisou a importância de as mulheres assumirem papéis de destaque também fora do segmento feminino do partido.

“As diretorias municipais e estaduais também são nossas. Não é um espaço masculino. Nós temos condições e devemos nos lançar candidatas dos executivos também”, disse Silvia.

A tucana afirmou ainda que, enquanto presidente de uma executiva municipal, é possível trabalhar em todos os segmentos e botar em prática políticas que antes passavam por uma série de processos burocráticos.

No meu primeiro mandato eu instalei o PSDB-Mulher e agora no segundo pretendo trabalhar com Juventude. Nós mulheres temos capacidade de dar andamento em vários projetos ao mesmo tempo e temos mais credibilidade em um momento em que a política está passando por mudanças severas”, completou.

Também em São Paulo, Deise Montani Leoni (PSDB-SP) assumiu a presidência do diretório de Bariri (SP). Em Jacareí (SP), Patrícia Juliane (PSDB-SP) foi eleita presidente da sigla e na cidade de Lençóis (SP) a ex-prefeita Isabel Cristina Lorenzetti (PSDB-SP) está à frente do diretório local.

Em Itajaí (SC), Anna Carolina Martins (PSDB-SC) foi eleita a nova presidente da sigla. Cerca de 350 pessoas participaram das votações para a composição da nova executiva municipal. Com os novos nomes à frente do partido, o PSDB do município teve uma renovação de 80% em sua composição.

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE), foi eleita presidente do PSDB no município. A convenção partidária contou com a participação do ex-governador João Lyra, do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro e do representante do Instituto Teotonio Vilela em Caruaru, Diogo Bezerra, além de outros tucanos.

Na ocasião, Raquel Lyra destacou o momento de transição na política brasileira. “Estamos vivendo um momento de mudanças na política brasileira, reinventando a forma de fazer política a partir de nossa cidade. Vamos continuar trabalhando junto com as pessoas, com o trabalho voltado para elas, com um governo sempre a serviço da comunidade”, ressaltou.

*Informação sujeita à atualização constante.