Notícias

Programa Espacial Brasileiro será dinamizado

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), elogiou a iniciativa do governo de inovar o Programa Espacial Brasileiro, que prevê a criação de um Conselho Nacional do Espaço (CNE), de um Comitê Executivo do Espaço (CEE) e o reposicionamento da Agência Espacial Brasileira na estrutura de governo.

O anúncio sobre a inovação foi feito por autoridades durante visita ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

A inovação faz parte de um grupo de trabalho interministerial, integrado pelos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Conselho Nacional do Espaço poderá elevar o status das atividades espaciais brasileiras ao nível de Estado, dando maior dinamismo às decisões voltadas ao Programa Espacial.

Para que o novo modelo seja adotado, o governo terá que levar o Projeto de Lei que cria o CNE ao Congresso Nacional. O Conselho deverá ter como titulares, os ministros que estiverem à frente da Casa Civil e dos ministérios do Planejamento, da Defesa, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e das Relações Exteriores.

Elevar o nível de decisão com relação às atividades espaciais desenvolvidas no Brasil é, para o MD, a melhor forma de potencializar vantagens, possibilitando que, num futuro próximo, o país possa, não apenas executar projetos espaciais mais audaciosos, como também, promover a exploração comercial deste espaço tão privilegiado.

*Com informações da assessoria da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).