Frente de Prevenção à Violência faz sua 1ª reunião

Foto: Jefferson Bernardes

Pela primeira, nesta terça-feira (17), às 16h, a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência (FPMPV), de iniciativa da deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), reúne-se,  no plenário 16, Anexo II da Câmara dos Deputados. Mais de 250 parlamentares apoiam a frente. O objetivo da reunião é  aprovar o estatuto e definir o Conselho Diretor da Frente.

“Esta Frente Parlamentar Mista atuará de forma coordenada e articulada com as comissões temáticas do Congresso Nacional, pela prevenção à violência e promoção da cultura da paz. É um canal aberto à participação de representantes de todos partidos políticos e de todo cidadão ou entidade que aceite e deseje transformar o nosso país em uma nação mais segura e pacífica”, explica a parlamentar.

O ato de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência será no próximo dia 24, às 17h, no  plenário 06, do Anexo II, da Câmara Federal.

Yeda Crusius conversou com várias autoridades sobre o tema, como os ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social) ,  Alexandre Barros (Saúde); Sérgio Westphalen Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional );  Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal), além do governador do Rio Grande do Sul (RS), José Ivo Sartori; da secretária de Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Trabalho do RS, Maria Helena Sartori; e do secretário de Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis.

Em sua gestão como governadora do Rio Grande do Sul (2007-2010), Yeda Crusius elaborou um Programa de Prevenção à Violência (PPV) focado nas comunidades de maior risco do estado. Por meio de convênios e ações integradas, Yeda conseguiu reduzir a taxa de criminalidade e violência em várias cidades.

“O programa possibilitou selecionar, a partir do mapa da violência, os 50 bairros mais violentos do Rio Grande do Sul. O número de homicídios foi reduzido com políticas baseadas em um programa municipalizado de prevenção à violência. A violência é uma epidemia no Brasil e, antes mesmo de ser combatida, precisa ser prevenida”, afirmou a tucana.

*Da assessoria da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS).