A violência desfaz lares e famílias, alerta Yeda Crusius

Pelo Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher – 9 de outubro -, a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS) afirmou que os casos de agressão contra a mulher se repetem em todas as regiões do país e que é urgente alterar o cenário atual. “Para que todos possamos juntos batalhar para que regras, comportamentos e cultura sejam alteradas nesse campo”, disse ela, lembrando que a violência desfaz os lares e famílias.

Segundo a tucana, o combate à violência conta com a promoção da cultura da paz. Em um país com enormes desigualdades, desemprego e falta de qualificação, a educação é a esperança de muitos para romper o ciclo da miséria.

Yeda Crusius citou estudo do economista Sergei Soares, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrando que a educação pública universal é mais eficiente no combate às desigualdades do que o programa Bolsa Família.

“A desigualdade é um dos motores para o desajuste social. É ela que nós devemos, na verdade, buscar reduzir. Reduzindo a desigualdade, sem dúvida, a violência também se reduz”, explicou Yeda.

A tucana é defensora da Frente Parlamentar de Prevenção à Violência cujo ato de lançamento está marcado para o próximo dia 24. Mais de 230 parlamentares já aderiram à frente.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.