Notícias

“Maceió Rosa: Uma campanha de amor”, por Adriana Vilela Toledo

Estamos na segunda semana do Outubro Rosa, um trabalho diário de muita conversa, informação e atenção. Volta e meia encontro pessoas que dizem que há “só mídia” na campanha. Mas a prática vem mostrar que é mais do que “só” mídia. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância de estar atenta ao próprio corpo. Em Maceió, durante a campanha, o número de exames duplica! Maceió Rosa é, sobretudo, amor.

Nossa meta é fazer cerca de 6 mil mamografias no mês de outubro. Estamos realmente preocupados. A estimativa, dos especialistas, é que surjam 270 novos casos apenas em Maceió.

No estado, o cálculo é de mais 140 mortes em conseqüência do câncer de mama, além de 520 novos casos. Lembrando no Brasil, a previsão é de 58 mil novos diagnósticos da doença em um ano.

É importante observar qualquer mudança no corpo, especialmente, nas mamas pode indicar algo de diferente e talvez até de negativo. Por isso é fundamental fazer os exames periódicos. Se você passou dos 50 anos, a freqüência deve ser ainda maior – o exame deve ser feito anualmente. Mas os números mostram que as mais jovens não estão livres.

Nas conversas que tiver com as amigas e conhecidas, fale dos hábitos saudáveis no dia a dia: alimentos menos industrializados e a prática de atividades físicas. Mudanças cotidianas, que não são tão drásticas assim, que podem prevenir todos os tipos de doença, inclusive, o câncer.

A campanha Outubro Rosa dá resultados, sim! Vi e ouvi mulheres agradecendo pelas informações, muitas vezes prestadas pelos profissionais de saúde que orientam de forma ainda mais detalhada. Não podemos desprezar a força da mídia.

Não podemos descartar que além da eficiência das estratégias de publicidade e marketing, está o amor. O amor que nos leva a pensar na outra mulher como se ela fosse nossa mãe, filha, irmã e melhor amiga. Aquela que a gente quer ver saudável, livre de riscos da dor e da doença.

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial.