Em Paragominas (PA), Outubro Rosa está nas redes

Sob a gestão do prefeito Paulo Pombo Tocantins (PSDB), Paragominas (PA) organizou uma programação intensa de ações que integram o Calendário do Outubro Rosa. As atividades começaram esta semana e vão até o dia 27. Engajada na programação, a vereadora Denise Gabriel (PSDB) destacou a importância da campanha na busca pela redução dos casos de câncer de mama.

“É uma campanha ótima para que a prevenção e o alerta cheguem a todos os lugares. Aqui, nós estamos sentindo um forte engajamento das mulheres, os postos de saúde estão organizando rodas de conversa”, contou a tucana.

Denise Gabriel informou que o engajamento nas redes será uma das principais formas de conscientização que serão utilizadas. “Estamos criando materiais para divulgar nas redes sociais, estamos buscando o engajamento de todos nisso, não só de mulheres, mas de homens também”, ressaltou.

O primeiro evento da série foi um aulão de dança que contou com a presença do prefeito e de mais de 300 mulheres. Além das rodas de conversa nas unidades de saúde, haverá oficina de defesa pessoal e Yoga.

O Dia “D Rosa” está marcado para o próximo 18, nos postos de saúde da região, quando estarão mobilizados profissionais para o atendimento, consulta, realização de exames, coletas de material, testes, aferição de pressão arterial e glicemia, além de palestras e consultorias.

Na sede da Delegacia da Mulher, haverá uma oficina de maquiagem e a coleta de PCCU e amostras para testes de HIV e sífilis. As mulheres participantes serão também imunizadas. O calendário de atividades acaba dia 27 com uma caminhada e um aulão de dança e palestras nos hospitais regionais e municipais da cidade.