Notícias

Bruna Furlan destaca relação Brasil e Bélgica

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), ressaltou a importância de o Brasil e a Bélgica manterem um bom relacionamento ao receber a visita do embaixador belga em Brasília, Dirk Loncke. A tucana aproveitou para convidar os reis da Bélgica virem ao Brasil.

“Os laços que unem os dois países estão cada vez mais fortes. Os empresários belgas e brasileiros acreditam nesta relação e nós atravessaremos a crise em conjunto”, afirmou ele.

Para o Brasil, a Bélgica representa um importante mercado para produtos e serviços, além de ser ponto de acesso preferencial a outras partes do continente europeu, em razão da localização central e da excelente estrutura de distribuição e de transportes.

Bruna Furlan afirmou ainda que a presença de grandes portos (Antuérpia e Ghent) estão entre os maiores do continente e a localização geográfica central em relação à Europa e às principais rotas de comércio internacional permitiram à Bélgica transformar-se em líder dos setores de logística e distribuição.

“Trata-se de um país [Bélgica] que se beneficia de um ambiente de negócios livre e confiável, em que se destacam os baixos custos de empreendedorismo e a presença de força de trabalho qualificada”, salientou a tucana.

Dirk Loncke reiterou que o seu país prima pelo fortalecimento do multilateralismo, do livro comércio e do respeito aos direitos humanos, entre outros valores comuns aos brasileiros. O diplomata aproveitou a oportunidade para convidar a presidente da comissão para visitar a Câmara dos Representantes belga, que em 2013 firmou com a Câmara dos Deputados um Protocolo de Cooperação com o objetivo de aprofundar o intercâmbio e a troca de experiências legislativas e reforçar o papel da diplomacia parlamentar.

O embaixador belga lembrou que em 2020 será comemorado o centenário da visita dos monarcas belgas Alberto I e a rainha Elisabeth, que vieram ao país, em 1920, para agradecer o apoio brasileiro durante a Primeira Guerra Mundial. Esta foi a primeira viagem realizada por um monarca europeu à América do Sul. Alberto I era conhecido como “rei herói” ou o “rei soldado”.

*Com informações do Portal do PSDB da Câmara.