Notícias

Mariana comanda programa Parlamento Jovem Brasileiro

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) lidera o projeto Parlamento Jovem Brasileiro em que estudantes de todo país têm a oportunidade de vivenciar a experiência de ser deputado ou deputada federal. Por uma semana, os jovens conversam com os parlamentares, acompanham as sessões em plenário e também nas comissões.

“Imagine-se jovens de todo o Brasil tivessem a oportunidade de conhecer Brasília e a Câmara atuando como deputados federais. Eles poderiam não somente aprender, mas também ensinar a nós, parlamentares”, disse a tucana nas redes sociais. “O programa acontece todos os anos e terá programação durante esta semana na Câmara.”

O programa Parlamento Jovem Brasileiro ocorre todo ano e abre vagas para alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares em que tomam posse e atuam como deputados jovens. “Estamos recebendo 78 jovens de todo o país que a partir de agora vão acreditar mais efetivamente no poder transformador da política e da democracia”, disse Mariana Carvalho.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Neste período 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio participaram. Estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar projeto em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.