Thelma de Oliveira se encanta com projeto para o Portão do Inferno

A prefeita da Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB-MT), quer incentivar o turismo na região e para isso recebeu o projeto sustentável para o Portão do Inferno. A região, uma das mais bonitas da Chapada, tem 1.460,96 m² de área construída e inclui 245 metros de passarelas e seis áreas de contemplação.

Pelo projeto, a arquitetura e os materiais escolhidos aproveitam a paisagem natural, permitindo a permeabilidade visual com um baixo impacto ambiental na área. O objetivo é interferir o mínimo possível na natureza e no ecossistema local, visando a sua sustentabilidade.

A prefeita elogiou o projeto da equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Segundo ela, o projeto vai contribuir muito para o avanço no setor turístico do município e do estado. “O projeto de contemplação do portão do inferno é inovador, arrojado e de qualidade. A melhoria do turismo é um sonho para todo chapadense”, disse ela.

O secretário de Turismo da Chapada dos Guimarães, Luís Carlos Nigro, afirmou que a execução do projeto ainda tem de passar por algumas etapas. Ele adiantou que já deu entrada no licenciamento ambiental junto à  Secretaria de Meio Ambiente e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

“Ainda existem pendências também em outros projetos que visam ao desenvolvimento turístico, como em Salgadeira e outros. A nossa meta é destravar os projetos para o setor turístico dentro de um menor prazo possível”, disse o secretário Luís Carlos Nigro.

Após a aprovação da Sema e do ICMBio, será dado início ao projeto executivo dentro de um prazo estabelecido. Com a aprovação, deverá ser aberto o processo licitatório para a empresa que ficará responsável pelas obras.

Turismo

O Portão do Inferno está localizado no limite da capital Cuiabá e o município da Chapada dos Guimarães. Na região, há uma curva perigosa ao lado de um canyon de mais de 50m de altura.

O nome vem de um buraco profundo associado à garganta do diabo. O local é cercado por montes denominados “Dedo de Deus”, “Morro de Santo Antônio” e “Morro de São Jerônimo”. Este pequeno paraíso abriga ainda araras,  arenito da serra e dunas de areia.

*Com informações da Prefeitura da Chapada dos Guimarães (MT).