Notícias

Mariana Carvalho defende mandato participativo na Câmara

A segunda-secretária da Câmara, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), defende o chamado mandato participativo em que a sociedade pode opinar sobre o que deve ser prioridade nas votações no Congresso. A tucana reiterou a importância de os eleitores opinarem para melhorar a qualidade dos projetos em discussão no Legislativo.

“Acredito que a Câmara dos Deputados faz o seu melhor trabalho quando representa a voz de vocês, e sei que sempre podemos fazer mais para acelerar as discussões definindo prioridades e consultando quem realmente vai ser beneficiado pelas votações”, disse a parlamentar.

A tucana usou as redes sociais para defender a pauta participativa. “Quero te convidar a acessar a #PautaParticipativa, iniciativa lançada neste mês pela nova gestão da Câmara”, afirmou ela.

O site pautaparticipativa.leg.br detalha como fazer parte. O sistema é inspirado em um trabalho realizado por um matemático britânico e usa um método inovador de votação com múltiplas opções.

O objetivo é identificar, para diferentes temas legislativos, os projetos de lei que tenham maior consenso entre a população para serem colocados em votação na Câmara. Para tanto, cada participante tem o direito de escolher até dois projetos em cada tema colocado em consulta. Se escolher dois, ganha o direito de indicar um projeto que, em sua avaliação, não deve ser colocado em pauta. O projeto vencedor em cada tema é aquele que conseguir o maior saldo de votos.