Notícias

Terezinha Nunes negocia parcerias para dar mais assistência a deficientes

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), que faz parte da Frente em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, comandou uma semana de debates e discussões visando a melhoria da qualidade de vida para essas pessoas. Nos últimos dias, especialistas e pessoas com deficiências foram ouvidas, inclusive mães de crianças com microcefalia.

Na busca por soluções, a tucana negocia parcerias com a  Rede de Reabilitação Lucy Montoro de São Paulo. Durante a semana de discussões no Recife, participaram Margarida Myazaki, Instituto de Medicina Física e Reabilitação de São Paulo, e Vera Lúcia Rodrigues, diretora do serviço de Psicologia e Inclusão, são responsáveis pelo atendimento a pessoas com deficiência, na Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O local atende a mais de 11 mil pessoas por ano.

Criada pelo governo de São Paulo, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro promove tratamentos para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras por meio de  programas de reabilitação específicos. Há médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Segundo a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, são mais de 100 mil atendimentos por mês em 16 unidades e mais uma Unidade Móvel – destinada a atender as demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em São Paulo.

Terezinha Nunes lamentou a situação de Pernambuco. “O estado de Pernambuco tem menos de um terço dos centros de atendimento necessários para garantir assistência  às pessoas com deficiência. Isso foi constatado na reunião semanal da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência”, disse a tucana.