Notícias

Outubro Rosa está entre prioridades para o PSDB-Mulher

A presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema, destacou que o movimento Outubro Rosa é prioridade não só para as tucanas, mas todos os segmentos femininos. A campanha visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

“Temos de mobilizar as mulheres e de todas as faixas etárias em torno das medidas de prevenção e dos cuidados necessários para impedir que essa epidemia se perpetue”, disse Solange Jurema, lembrando que nos estados e municípios haverá tucanas trabalhando pelo Outubro Rosa.

O mês de outubro é celebrado atualmente e tem como meta compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. O foco são as mulheres de 50 a 69 anos que devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos.

O Instituto Nacional de Câncer informa que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A estimativa de novos casos, segundo o Inca, é de 57.960. Em 2013, o número de mortes foi de 14.388, dos quais 181 homens e 14.206 mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.