Vereadora pretende incluir Outubro Rosa no calendário do município

A vereadora de Porto Murtinho (MS) Sônia Ferreira (PSDB-MS) propôs e conseguiu incluir, no calendário oficial do município, o Outubro Rosa. A campanha de prevenção ao câncer de mama vai durar todo o mês que vem.  A tucana lembrou que o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. Apenas em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou um risco de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Sônia Ferreira ressaltou a importância de realizar ações que incentivem o cuidado da saúde da mulher, especialmente quando o assunto é o câncer de mama e destacou o que tem sido feito em Porto Murtinho no combate ao mal. “Aqui já existe um trabalho de prevenção, promovemos palestras, exames, chamamos a atenção delas para que possam ter mais cuidado, tratar, caso seja necessário, damos encaminhamento a elas”, disse ela.

A vereadora descreveu como será a atuação do Outubro Rosa no município após sua adesão no calendário oficial. “Queremos acompanhar o movimento não apenas no âmbito nacional, mas também mundial. Estamos tendo todo o apoio necessário para que possamos reforçar os atendimentos a população”, destacou.

Para que o trabalho seja feito de forma plena, o atendimento irá abranger a todas as regiões do município. “Vamos chegar até a área rural, até áreas afastadas, até a população indígena, inclusive”, revelou Sônia.

Segundo a tucana, o intuito é que a população feminina seja prevenida e amparada, e que os diagnósticos sejam alcançados precocemente.