Notícias

PSDB-Mulher de SP debate mudanças no estatuto do partido

Crédito: Rita Motta

O PSDB-Mulher de São Paulo reuniu mais de 100 tucanas, no último sábado (16), para discutir propostas e juntar sugestões de modificação do estatuto partidário. A modernização do estatuto é um dos temas que será discutido durante Congresso Nacional do PSDB, que será realizado em dezembro deste ano paralelamente à convenção nacional para escolha do novo diretório estadual. Na ocasião, as propostas reunidas serão analisadas.

A presidente do secretariado de São Paulo, a vereadora de Piracicaba Nancy Thame (PSDB-SP), ressaltou a importância da atualização do estatuto criado na década de 1980. “Nosso estatuto foi considerado muito bem escrito e coincidiu com a época da promulgação da nossa Constituição Federal. Apesar de muito bom, nós estamos em outro século e percebemos que falta no nosso regramento questões voltadas para a sustentabilidade, por exemplo”, disse.

A tucana apresentou também dados sobre a política de cotas para mulheres nos partidos e percentuais da presença feminina nas executivas das 10 maiores siglas do Brasil.  Nancy apontou as perspectivas futuras para alcançar os objetivos de paridade de gênero, segundo a Agenda 2030 das Nações Unidas.

As participantes se dividiram em grupos para debater três eixos: Objetivos e Princípios Programáticos; Filiação Partidária; Organização Partidária. Ao final, um documento final com as sugestões do PSDB Mulher de São Paulo foi elaborado e será encaminhado para a Comissão o Diretório Nacional nesta quarta-feira (20).

Nancy classificou a reunião como produtiva e destacou a importância da unidade do secretariado para que as decisões sejam tomadas de forma democrática. “Todas as ideias foram acolhidas e o importante é que nós sacramentamos isto de uma forma coletiva. Senti que as mulheres saíram satisfeitas em contribuir. Ninguém calou sua voz, todas foram ouvidas e nós chegamos em um documento único”, concluiu.