Notícias

Tucanas participam no DF de capacitação para o combate à violência

Nos próximos três dias, representantes do PSDB-Mulher Nacional participarão de um curso oferecido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em conjunto com Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). O objetivo é preparar as lideranças comunitárias de tal maneira que se tornem proativas no combate à violência contra mulher.

A capacitação faz parte do Projeto Lidera – Empoderar para Multiplicar – que atua por meio do compartilhamento de informação, fortalecendo a comunidade e preparando-a para na proteção das vítimas de agressões. A expectativa dos organizadores é aumentar o conhecimento da população sobre as questões de gênero e as distintas formas de prevenir e ajudar mulheres que já se tornaram vítimas.

Empoderamento 

Convidada para o curso, a ouvidora do PSDB-Mulher, Sandra Quezado, destacou que um dos diferenciais do projeto é o incentivo à cultura de paz. “Muitos casos de violência acontecem por questões banais e que poderiam ter sido evitadas. É preciso incentivar a resolução pacífica dos conflitos e o respeito ao próximo como uma das formas de prevenir a violência”, disse ela.

Segundo a tucana, o curso será muito útil para o trabalho já realizado pelo segmento. “Além de direcionar as vítimas para o lugar certo, o curso nos dará novas orientações de como evitar que o ciclo da violência se conclua. Estou confiante com mais essa capacitação”, afirmou Sandra Quezado.

Prevenção

Luciana Loureiro, advogada e membro do PSDB-Mulher-DF, também participará do projeto. “O mundo está em constante mudança e com isso as formas de prevenir e denunciar também mudam. É preciso estar atualizadas no que se refere as questões de gênero e sobre as diferentes maneiras de agir para evitar a violência”, afirmou.

A tucana afirmou que após o término do curso pretende repassar o conhecimento adquirido para as mulheres do PSDB.

“Nós recebemos muitas ligações de mulheres com dúvidas de como acionar as autoridades, como agir em casos de violência, onde procurar ajuda e como denunciar. Poder ajudar todas essas mulheres é o que nos motiva a participar desta capacitação”, disse a advogada.