Notícias

PSDB-Mulher engajado no Outubro Rosa

O PSDB-Mulher está engajado no movimento conhecido como Outubro Rosa para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O mês é celebrado atualmente e tem como meta compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Apenas em 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele.

Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Paralelamente em todo país há uma campanha que enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. O foco são as mulheres de 50 a 69 anos que devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Há diferenças nas taxas de incidência da doença entre as regiões do Brasil. A maior incidência ocorre na região sudeste. Pelos dados de 2010, no Sudeste a taxa é de 64.54 casos/100mil mulheres. No Sul, 64.3/100mil mulheres, enquanto no Centro-Oeste é de 37,68/100mil mulheres, no Nordeste de 30,11/100mil mulheres e no Norte é de 16,62/100mil mulheres.

Pesquisadores suspeitam que essa diferencia seja reflexo de uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse.