Outubro Rosa: Mês de ampliar os cuidados com a saúde

Ao se reunir com a diretora do Hospital de Câncer de Londrina e Vice-Presidente do HABIFIC, Mara Rossival Fernandes, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual cantora Mara Lima (PSDB-PR), definiu as prioridades das ações estratégicas para o Outubro Rosa – lei de autoria da tucana que tornou o Paraná pioneiro entre os estados brasileiros que adotaram legislação especifica de prevenção e combate ao câncer de mama.

A deputada ressaltou a importância da campanha de incentivo aos cuidados da saúde da mulher: “Já conquistamos muitos avanços nas políticas de saúde para a mulher, foram mamógrafos, inclusão recente do medicamento ‘trastuzumabe’, disponível no SUS apenas para pacientes em fases iniciais ou localmente avançadas da doença´”.

Mara Lima destacou ainda que, a partir das medidas adotadas por sua proposta, houve redução do tempo espera para realizar os exames e ampliação da conscientização do toque como forma preventiva.

“Graças à campanha Outubro Rosa os números relacionados a este tipo de câncer estão estabilizados, mas queremos mais. Queremos que eles comecem a cair”, afirmou a tucana.

Outubro é o mês que nós escolhemos para lembrar da importância do autocuidado.“Quando lancei a lei era para que houvesse a multiplicação de informação para alcançar nossas mulheres paranaenses”, disse a deputada estadual.

*Com informações da assessoria da deputada cantora Mara Lima (PSDB-PR).