Notícias

É preciso colocar a inclusão como disciplina nas universidades, diz Mara

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) se reuniu, nesta quarta-feira (13), com autoridades no Ministério da Educação para defender que a grade dos estudantes de nível superior de disciplinas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência. Segundo ela, todas são referentes à acessibilidade.

“Discutimos uma proposta que há tempos estamos trabalhando: a inclusão de disciplinas relacionadas à acessibilidade, desenho universal e genética médica na grade de cursos do ensino superior”, afirmou a parlamentar.

De acordo com a tucana, a sugestão é que essas disciplinas sejam oferecidas em distintos cursos superiores, mas correlacionados às deficiências.“Os cursos de medicina, por exemplo, devem contemplar matérias como autismo e doenças raras”, sugeriu a deputada.

Em seguida, Mara Gabrilli afirmou que: “O mesmo raciocínio vale para faculdades de arquitetura e engenharia, que devem contar com a disciplina do desenho universal. Dessa forma estaremos preparando futuros profissionais para atender de fato a diversidade humana”.