Notícias

Tucano propõe CPI do Câncer para investigar o SUS

O deputado Fábio Souza (PSDB-GO) já obteve apoio necessário dos demais parlamentares para a instauração da CPMI do Câncer. O objetivo é apurar o porquê de tantos pacientes não conseguirem o atendimento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A CPI é importante porque hoje, 49% da população brasileira que procuram o Sistema Único de Saúde para conseguir um tratamento que venha a combater o câncer, não consegue o tratamento”, disse o tucano.

Nos estados do Ceará, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além de Alagoas e Minas Gerais muitos hospitais excluíram tratamentos de combate ao  câncer por meio do SUS. As justificativas foram por falta de medicamentos quimioterápicos e aparelhos de radioterapia.

Na avaliação do parlamentar, a saúde delicada dos que procuram tratamento oncológico pelo SUS não pode esperar: “A pessoa que é cometida a essa enfermidade tem muito pouco tempo para se recuperar”.

“Nós temos estados brasileiros sem uma máquina de quimioterapia para seguir o SUS, para se ter uma ideia. Tem que se fazer uma investigação para saber se isso é só incompetência ou se também tem bandidagem no meio. O que interessa é que o câncer é uma doença que impera”, ressaltou