Tucanas destacam importância do novo Regimento Interno do PSDB-Mulher

Recém-lançado, o novo Regimento Interno do PSDB-Mulher surgiu da intenção de modernizar as normas para o funcionamento dos secretariados nacional, estaduais, distrital e municipal. A definição das regras é resultado do trabalho coletivo, que durou cerca de um ano, e reuniu integrantes da executiva e lideranças tucanas.

Participaram dos trabalhos de modernização do regimento interno: a presidente do PSDB-Mulher do Rio de Janeiro e membro da executiva nacional, Sebastiana Azevedo (PSDB); a segunda-secretária no PSDB-Mulher, Ângela Sarquiz; a segunda-vice-presidente, Nancy Thame; a primeira-secretária, Eliana Piola; a ouvidora Sandra Quezado e a coordenadora jurídica, Kátia Maciel e a advogada Luciana Loureiro.

Pelas novas normas, há uma hierarquização da estrutura organizacional em todas as esferas – nacional, estadual, distrital e municipal -, assim como detalha as competências e a criação de comissões provisórias, secretariados, a utilização e aplicação de recursos financeiros destinados ao PSDB-Mulher e orienta sobre o trabalho nas agremiações.

A ouvidora Sandra Quezado disse que a comissão se guiou pela determinação de “aperfeiçoar” o regimento. Segundo ela, o melhor do novo regimento é que houve uma “unificação” dos regimentos.

“Agora estamos sujeitas às regras do Estatuto do PSDB e para aquelas situações ‘mais domésticas’, consultamos o novo regimento do PSDB-Mulher”, afirmou Sandra Quezado. “Foi tudo alterado para melhor e mais claro”, disse.

Análise

Integrante da comissão que elaborou o novo regimento, a presidente do PSDB-Mulher do Rio de Janeiro e membro da executiva nacional, Sebastiana Azevedo (PSDB), classificou como fundamental a definição de padronização das atividades e adequação das regras.

“Essa modernização é muito importante porque nós estamos em novos tempos. Já evoluímos bastante e não podíamos continuar trabalhando com um regimento que estava obsoleto. O novo regimento vai ajudar muito a trazer as mulheres e a aumentar a militância feminina no partido”, afirmou.

Para a tucana, o esforço do PSDB-Mulher em lançar as novas normas faz parte do elenco de compromissos do segmento. “Ele trará mais confiança e seriedade ao nosso trabalho”, disse.

Destaque

Também fez parte da comissão, a segunda-secretária no PSDB-Mulher, Ângela Sarquiz, que alertou sobre as particularidades de cada estado quando as novas normas forem implantadas.

“É importante cada estado fazer as suas resoluções para considerar as situações de sua região. Teremos uma reunião em nível estadual onde vamos trabalhar sempre nos orientando pelo nosso regimento novo”, afirmou.

No último sábado, a Comissão Executiva do PSDB-Mulher Nacional lançou o novo regimento, durante o curso de capacitação de vereadoras do Norte e Nordeste, em Maceió (AL).