Lucy Montoro: Mulheres precisam se fortalecer para garantir voz

Formada em Filosofia, Pedagogia e Serviço Social, Lucy Pestana Silva Montoro (que morreu, aos 85 anos, em 2002) jamais se adaptou ao conforto de ser primeira-dama, ela atuou de forma incansável nos projetos políticos que abraçou ao lado do marido André Franco Montoro. Ela foi uma das que mais incentivaram a criação do PSDB Mulher.

Como presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lucy Montoro costumava dizer que as mulheres conheciam a realidade sob perspectiva das suas necessidades: a questão da organização das questões familiar e profissional, das creches, da saúde e da segurança entre tantos aspectos.

Para Lucy Montoro, somente com o fortalecimento das mulheres em um segmento seria possível a conquista de espaços, a busca pela preservação de direitos e a presença ativa em setores ainda dominados apenas pelos homens. Foi exatamente assim, na luta por essas causas e outras ainda tão presentes no cotidiano, que nasceu o PSDB-Mulher.

Em 2008, ela foi homenageada pelo então governador de São Paulo José Serra (PSDB) ao ter o nome na construção da Rede de Reabilitação Lucy Montoro que é uma rede pública de hospitais de reabilitação da saúde.