Notícias

É desafiador ampliar o espaço feminino, diz Teotonio

O ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB-AL) apelou, nesta sexta-feira (18), para que as mulheres participem cada vez mais da vida política nacional. Segundo ele, o primeiro passo é estar preparada e o segundo, manter o olhar diferenciado sobre as causas sociais. Teotonio participou da abertura do encontro, promovido pelo PSDB-Mulher, destinado à capacitação para as vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste, em Maceió (AL).

“É fundamental que elas estejam cada vez mais preparadas porque o desafio é grande”, ressaltou o ex-governador. A mulher, diferentemente do homem, nasceu com uma sensibilidade para o cuidado muito mais aguçada e as instituições precisam desse cuidado”, disse ele.

Teotonio ressaltou que o objetivo desse encontro é capacitar cada vez mais vereadoras para que nas suas respectivas Câmaras pelo Brasil. “Com seus princípios de ética e de uma visão social para que a sociedade avance e cresça com esse espírito, mas também com a praticidade para fazer as coisas acontecerem e andarem”, disse ele.

Para o tucano, o processo de avanço das mulheres na política “ainda é muito lento”, mas isso não pode desanimar a participação feminina nas eleições, daí a importância dos cursos de aperfeiçoamento.

“Esse tipo de curso incentiva a representatividade feminina na política porque desperta, na medida em que as vereadoras passam a ter um trabalho de destaque ela vai despertando em outras mulheres e nas mais jovens a vontade de dar a sua contribuição para um país melhor que é o que nós queremos”, disse ele.

Maceió

O prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira (PSDB), defendeu, nesta sexta-feira (18) o estímulo à ampliação das mulheres no cenário político nacional por meio do aperfeiçoamento profissional e dedicação às questões sociais. Palmeira participou da abertura do encontro, promovido pelo PSDB-Mulher, destinado à capacitação para as vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste, em Maceió (AL).

“Vereadoras do Norte e NE estão reunidas para compartilhar suas vivencias. Elas sempre buscam trabalhar mais na área social então as mulheres estão muito ais voltadas para áreas humanas. Só quem pode gerar um filho é capaz de ter uma percepção mais sensível sobre temas populares”, ressaltou o prefeito.

Rui Palmeira lembrou que capacitar as mulheres faz parte de um compromisso do PSDB. “O partido está dando capacidade para que as mulheres do legislativo possam desempenhar de maneira ainda melhor as suas funções”, disse ele.

O deputado federal Pedro Vilela (PSDB-AL) acrescentou que para vencer a barreira da baixa representatividade deve ser interpretada como um desafio para as próximas eleições.

“É uma demanda que a gente tem que avançar. A participação da mulher na política é fundamental.  A participação da mulher é fundamental para o desenvolvimento desta nação. Precisamos aumentar o número de mulheres nos cargos de destaque. Isso é ser um país democrático”, afirmou o parlamentar.

O tucano disse que é de extrema importância o mandato do exercício de vereadora. “O PSDB faz esse papel que eu considero importantíssimo de ir capacitar, orientar e auxiliar as nossas vereadoras para que possam fazer o melhor possível os seus mandatos”, disse.