Sem categoria

PSDB-Mulher nasceu do apoio de Franco e Lucy Montoro, Teotônio Vilela e Ruth Cardoso

O nascimento do PSDB-Mulher, nos anos de 1990, foi possível, sobretudo, pelo apoio de quatro grandes forças políticas: o ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, a mulher dele Lucy, o ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso. O único vivo é Teotonio Vilela Filho.

O apoio de Franco Montoro, Lucy, Teotonio Vilela Filho e Ruth Cardoso foi fundamental para que as mulheres pudessem ter um segmento próprio na legenda e tornarem-se referência não só para a militância, mas também para os demais partidos.

Franco Montoro e D. Lucy incentivaram o aperfeiçoamento e as manifestações das  mulheres, estimulando-as a buscar um segmento próprio e mostrando que o momento era aquele – na década de 1990 – e que não se devia mais adiar.

Assim, fortalecido, um grupo de mulheres foi até a casa do então presidente nacional do PSDB, Teotonio Vilela Filho (AL), e argumentou sobre a necessidade de a legenda ter o segmento. Os argumentos convenceram o ex-governador que não só gostou da proposta como criou condições para a criação do PSDB-Mulher.

Na última etapa, a professora universitária e doutora em antropologia Ruth Cardoso ressaltou que o ambiente político é essencialmente masculino, assim como o sindical, daí a necessidade de as mulheres se unirem para o fortalecimento e a criação de um segmento próprio.

Tantas forças, em momentos distintos, possibilitaram o PSDB-Mulher nascer e desenvolver-se para ser o que se tornou. Aqui agradecemos a cada um deles.