Sem categoria

Para Ruth Cardoso, o aperfeiçoamento é instrumento de conquista de espaços

Precursora de um dos maiores programas sociais da história do país, o Bolsa Família, Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso (que morreu, aos 77 anos, em 2008) foi uma das principais incentivadora do PSDB-Mulher. Antropóloga e professora universitária brasileira, ela defendia o aperfeiçoamento e o estudo como únicas alternativas conquistar para as conquistas desejadas.

Nas conversas com as mulheres do PSDB, Ruth Cardoso afirmava ser fundamental a conquista de espaços, pois o ambiente político era historicamente masculino, mas que essa luta dependia de esforços pessoais. Segundo ela, daí a necessidade de promover debates, cursos e discussões permanentes.

Casada por 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth rechaçava o título de primeira-dama e buscou, nos dois mandatos presidenciais do marido, construir um espaço próprio por meio do Programa Comunidade Solidária. No comando do programa, ela defendeu os princípios de combate à exclusão social e à pobreza por meio da emancipação e autonomia.

Em 2000, ela criou a organização não governamental (ONG) Comunitas. À frente da ONG até sua morte, Ruth Cardoso indicou sobre a importância dos investimentos sociais corporativos e da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Para ela, as empresas brasileiras poderiam contribuir para a superação dos problemas de ordem econômica e social com conhecimento especializado e ferramentas de gestão garantindo maior eficiência ao setor público.

Na década de 1950, Ruth Cardoso se envolveu no estudo de movimentos feministas, étnico-raciais e de orientação sexual classificados por ela como “novos movimentos sociais”. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), ela atuou como docente e pesquisadora na USP e em instituições estrangeiras.

Ruth Cardoso era membro associado do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap São Paulo).