Notícias

Austrália tem cafeteria que cobra taxa extra para homens

Homens que forem a uma cafeteria, em Melbourne (Austrália), pagarão um “imposto masculino” de 18% sobre o consumo. A taxa extra, segundo os proprietários, será doada a instituições de caridade responsáveis por apoiar mulheres aborígenes em situação de risco. Os aborígenes australianos representam 3% da população e são nativos da região e queixam-se de discriminação.

A cafeteria Handsome Her (cuja tradução livre é “Bonito para ela”) se autodenomina um estabelecimento que atua em favor do empoderamento feminino. O local serve pratos veganos – nada de carne nem derivados – e propõe-se a ser um estabelecimento alternativo.

Do lado de fora do Handsome Her, foi colocado um aviso informando sobre o imposto para os homens. O aviso causou reações diversas em que passou em frente ao estabelecimento.

O dono do Handsome Her, Alex O’Brien, afirmou que a taxa extra também é uma forma de reagir às diferenças salariais existentes entre o que é pago para homens e mulheres.

Nas redes sociais, os responsáveis pela cafeteria informaram que receberam apoio à iniciativa.

“Recebemos clientes [homens] que viajaram até a nossa cidade para nos visitar e pagar o imposto do homem e apoiar as doações”, diz a postagem.

Em seguida, os proprietários elogiam as reações positivas à iniciativa: “Não são todos que é necessário se tornar um guerreiro e defender onde trabalha, o que faz e o que os outros nunca fazem”.

Por fim, os donos do café encerram: “Em três dias, abrimos o café, resistimos a uma tempestade na mídia e enfrentamos curiosidades”. Eles afirmam ainda que houve vários comentários sensíveis, amorosos e calorosos.

*Com informações das redes sociais do Handsome Her e do jornal australiano Herald Sun.