Notícias

Terezinha Nunes defende unidade do Estado contra ‘ameaça’ à Hemobrás

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE) criticou duramente a decisão do Ministério da Saúde que ameaça a viabilidade econômica da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás) localizada no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco.

O titular da pasta, Ricardo Barros, anunciou a intenção de transferir a produção do item mais rentável a ser fabricado pela estatal para sua cidade natal, Maringá (PR), município do qual já foi prefeito.

Segundo a tucana, o chamado “fator VIII recombinante”, que é utilizado no tratamento da hemofilia, passaria a ser produzido por um laboratório privado a ser instalado no Estado da Região Sul.

“Todos os especialistas são unânimes em dizer que, sem o fator VIII, a fábrica pode falir antes mesmo de inaugurar. Mais de R$ 800 milhões já foram investidos na planta industrial da Hemobrás em Pernambuco, ainda em construção, que já desenvolve trabalhos em parceria com laboratórios franceses para fornecer derivados do sangue a pacientes do Sistema Único de Saúde. Pernambuco deve se unir em defesa de Goiana. Todos os nossos líderes políticos precisam cerrar fileiras e fazer valer a força política do nosso Estado contra interesses escusos”, conclamou, em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (3/8).

* Do PSDB-PE