Notícias

Geovânia de Sá defende medidas que beneficiam idosos

Depois de participar do Congresso Mundial de Gerontologia e Geriatria, realizado em julho deste ano em São Francisco (EUA), a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) trouxe para o Brasil experiências de políticas públicas em prol do idoso. Para Geovânia de Sá, é necessário que o país se prepare para cuidar da população idosa – cada vez mais crescente.

“Foi uma conferência muito válida –  que é a maior conferência no mundo que trata dos direitos da pessoa idosa. Principalmente, a questão do envelhecimento, como os países estão preparados ou se preparando para receber essa população que a cada dia aumenta. A questão do envelhecimento é  fundamental até para a gente buscar melhores práticas que os países desenvolvem com os seus idosos”, afirmou.

Este ano, a deputada Geovânia de Sá apresentou um projeto de lei para reduzir a zero os impostos de incidentes na importação e na comercialização de fraldas geriátricas. O PL 7393/17 ainda aguarda parecer do relator na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A tucana ressalta como esses produtos atingem uma camada vulnerável da população brasileira.

“Existe um grande número de idosos que hoje fazem uso da fralda geriátrica e é um uso contínuo. O imposto de incidente é um imposto, hoje, muito alto relevante. Então, eu peço a redução visto que um grande percentual de idosos são pessoas de áreas mais vulneráveis.”

Estimativas da Organização das Nações Unidas apontam que, até 2050, o Brasil terá 64 milhões de idosos. Isso representa 30% da população, diante dos atuais 12%. O Congresso Mundial de Gerontologia e Geriatria ainda alertou para a quantidade de pessoas em idade avançada que são vítimas de fraudes financeiras. Segundo os dados divulgados no evento, um em cada 18 idosos, mesmo sem problemas cognitivos, é vítima de algum tipo de golpe.