Notícias

Raquel Lyra defende “gestão participativa” nas cidades

Ao mediar nesta quarta-feira (26) o tema “Metrópole e Cidades Interligadas: estratégias e desafios para planejamento e gestão conjunta de cidades” – durante o 4º Congresso Pernambucano de Municípios – a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), ressaltou da importância de se fazer uma gestão “baseada no território e no engajamento social do município”.

“O gestor tem de saber o que é prioridade em cada ponto da cidade e fazer uma gestão baseada no território, intervindo de maneira precisa, levando equipamentos e serviços de melhor qualidade aos locais onde as pessoas mais precisam”, defendeu a tucana, destacando, ainda, a importância de se construir programas através de uma “gestão participativa”.

Exemplos de “engajamento social” na gestão de Raquel Lyra são os programas ‘Juntos pela Segurança’ e o ‘Juntos pela Educação’, lançado na última terça-feira (25). “Buscamos trazer a mobilização social e fazer com que as pessoas voltem a acreditar que é possível mudar sua realidade. Acredito que a gente consegue fazer isso através das cidades, é o melhor caminho”.

Participaram da bancada mediada por Raquel Lyra, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti; o ex-presidente do FIDEM (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco) Jório Cruz e  o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo, responsável pela reestruturação urbanista da Comuna 13 em Medellín, na Colômbia.

O arquiteto colombiano estará em Caruaru nesta quinta-feira, no Primeiro Fórum de Patrimônios, a partir das 8 horas. O  4º Congresso Pernambucano de Municípios acontece no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

* Do PSDB-PE