Notícias

Prefeitura tucana inova e escolhe secretário com seleção pública

Brasília (DF) – As prefeituras tucanas continuam a fornecer bons exemplos de gestão em todo o Brasil. Em Pelotas (RS), cidade comandada por Paula Mascarenhas (PSDB), foi encontrada uma forma inédita de compor o primeiro escalão do governo: o novo secretário de Gestão Administrativa e Financeira da cidade, Jairo Dutra, foi escolhido em um processo de seleção pública, entre mais de 100 currículos de perfil técnico. O anúncio foi feito pela prefeita nesta segunda-feira (24).

“A minha ideia de fazer um chamamento público foi justamente de ampliar o meu leque de possibilidades, para encontrar alguém com o perfil adequado, capacidade técnica, capacidade política também, e com experiência no setor público. Juntar essas três características não é fácil, então eu quis ampliar o universo de oportunidades, fazendo um chamamento público”, contou Paula Mascarenhas. “É uma ferramenta que pode ser muito interessante e muito eficiente, e que está à disposição de qualquer gestor”, acrescentou.

A tucana explicou que a inspiração para o processo de seleção pública em Pelotas foi o Banco de Talentos criado pelo prefeito de Porto Alegre (RS), o também tucano Nelson Marchezan Jr. A plataforma digital de recrutamento reúne milhares de currículos, em diversas áreas. O sistema prioriza critérios técnicos e meritocráticos dos candidatos, que devem comprovar ter experiência profissional no setor, além de ficha limpa. Do Banco de Talentos já saíram diversos nomes que hoje ocupam cargos-chave na administração da capital gaúcha.

“Achei muito interessante essa iniciativa, então me inspirei nisso e também em uma experiência de Londrina (PR), onde houve um chamamento público para a escolha da secretária de Educação. Resolvi fazer isso a bem do interesse público, para abrir a possibilidade de que pessoas com essa capacidade, com esse perfil, chegassem até mim, e que eu pudesse encontrar pessoas assim sem depender da minha rede de relacionamentos apenas”, disse a prefeita.

Profissionalização e meritocracia

Além de ser inédito na cidade de Pelotas, o processo público de escolha de um novo secretário para uma pasta tão estratégica quanto a de Gestão Administrativa e Financeira também se tornou uma ferramenta a mais para profissionalizar a gestão do município.

“Um chamamento público não é exatamente um concurso público. Ele não vincula, não obriga o gestor a escolher alguém necessariamente. Eu mesma não sabia se o processo ia ter sucesso”, revelou Paula. “Nós tivemos 104 inscritos, e quando a gente foi ver os currículos, tinha gente de áreas diversas, não só da área econômica, fiscal, mas engenheiros, por exemplo, se inscreveram também. O que foi um ganho secundário para nós, pelo fato de termos hoje um banco de currículos de diversas áreas, uma espécie de banco de talentos”, relatou.

Com os currículos em mão, começou o processo de triagem, composto por um teste de perfil e de definição das capacidades de cada inscrito. Quando a seleção chegou a três candidatos, foram feitas entrevistas, com a participação da prefeita.

“Ali chegamos à escolha do nome porque realmente havia uma pessoa com o perfil que eu procurava: capacidade técnica; posicionamento político, no sentido amplo do termo, em sintonia com o posicionamento do governo; e também uma larga experiência no setor público”, afirmou a tucana.

Para Paula Mascarenhas, é preciso desconstruir uma noção pré-concebida de que, na gestão política, deve-se trabalhar exclusivamente com aliados.

“O mundo está mudando, e a gente precisa de capacidade técnica. Um gestor tem que ter a capacidade de aliar os técnicos e os políticos, porque um governo precisa de tudo isso: de boa técnica e de boa política. Não é fácil esse equilíbrio, mas a gente está sempre tentando buscá-lo, em prol dos interesses públicos”, destacou.

Perfil técnico

O escolhido, Jairo Dutra, possui perfil técnico e um extenso currículo no setor público, já tendo trabalhado no Banrisul, na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, e nas secretarias estaduais da Fazenda e de Minas e Energia. Recentemente, atuava como consultor em gestão empresarial.

“É com muito prazer que chego a Pelotas participando de um processo, senão inédito, muito difícil, e que não é habitualmente feito pelo setor público”, comemorou Dutra, em vídeo publicado no perfil da prefeita Paula Mascarenhas no Facebook. “Chego com muita vontade, força e garra para ajudar a prefeita nesse processo”, completou o novo secretário.