Notícias

Grupo Parlamentar Brasil – Moçambique é reinstalado e reforça relações bilaterais

O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique foi reinstalado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados O evento contou com a presença do Embaixador de Moçambique no Brasil, Manuel Tomás Lubisse e de diplomatas do país que servem em Brasília, além de deputados que integram o grupo.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Bruna Furlan (PSDB-SP), destacou a importância das relações do Brasil com a África, especialmente os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“No final do ano passado, o Brasil assumiu a presidência da CPLP com o objetivo de ampliar a cooperação, a integração e o diálogo com os países de Língua Portuguesa. Nós, da CREDN, apoiamos integralmente todos os esforços”, afirmou a tucana nas redes sociais.

Moçambique conta com população de cerca de 25,8 milhões de habitantes e seu Produto Interno Bruto (PIB) é da ordem de US$ 16,590 bilhões. Além disso, o país é o maior beneficiário da cooperação brasileira com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), cobrindo áreas como saúde, agricultura, educação, formação profissional, entre outros, e incluindo algumas das iniciativas de cooperação de maior vulto já lançadas pelo Brasil.

A cooperação bilateral envolve projetos estruturantes tais como o “Projeto da Universidade Aberta em Moçambique” e a “Fábrica de Antirretrovirais e outros Medicamentos”. Na pauta trilateral com organismos multilaterais, cabe destaque ao projeto de apoio ao desenvolvimento do programa nacional de alimentação escolar do país, implementado em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e as iniciativas conjuntas com os governos da Alemanha, dos Estados Unidos, da Itália e do Japão.

Em maio, Moçambique abriu o seu mercado para a carne brasileira no marco da visita realizada ao país pelo chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que também participou do Seminário Empresarial Brasil – Moçambique.

Na oportunidade, também foram assinados acordos bilaterais que garantem direitos recíprocos para brasileiros e moçambicanos junto à Previdência Social, de criação do mecanismo de consulta política permanente, e de cooperação trilateral com o Banco Mundial na área de gestão de recursos naturais.

O objetivo do Grupo Parlamentar é buscar uma maior aproximação com o Grupo Parlamentar de Amizade Moçambique – Brasil e que estuda organizar uma missão de deputados àquele país para alinhar uma agenda de trabalho comum. Moçambique também já manifestou interesse em firmar acordos com o Brasil na área de Defesa, o que pode incluir a indústria brasileira do setor.