Na gestão Trump, triplica a diferença salarial entre homens e mulheres

Triplicou a diferença salarial entre funcionários homens e mulheres da Casa Branca, no primeiro ano do presidente Donald Trump à frente do governo dos Estados Unidos. A conclusão é do economista Mark Perry, do American Enterprise Institute, uma instituição conservadora, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

A média salarial das funcionárias da Casa Branca em 2017 é de US$ 72.650 anuais (cerca de R$ 20 mil mensais), comparado com a mediana do salário masculino, US$ 115 mil (R$ 31,6 mil/mês).

De acordo com uma projeção feita pela Associação Americana de Mulheres Universitárias (American Association of University Women – AAUW), mulheres e homens só deverão ter salários equiparados aos deles daqui a 135 anos, em 2152, com base em análise da Associação Americana de Mulheres Universitárias (American Association of University Women – AAUW).

O estudo Simple Truth about the Gender Pay GAP (A Simples Verdade Sobre a Desigualdade Salarial de Gêneros, em tradução livre) aponta que, em 2015, as trabalhadoras em tempo integral nos Estados Unidos ganhavam 80% menos que os homens.

Apesar do valor menor, o salário já era reflexo de melhorias constantes para as mulheres no período de 1960 até 2000. Entretanto, desde 2001, observa-se maior lentidão na tentativa de deixar os salários menos desiguais – o que só permitiria que fossem igualados em 2152.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.