Notícias

Bruna Furlan quer Programa Forças no Esporte em todo o país

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP) quer o Programa Forças no Esporte em todo o país e para tanto. Ela participou da abertura das atividades na Estação Rádio da Marinha, no Distrito Federal. Cerca de 200 crianças e adolescentes de regiões carentes do entorno de Brasília são beneficiadas com o programa abraçado pela Marinha.

“Trata-se de um programa de inclusão social e cidadania que deve ser adotado por todo município brasileiro. Vamos levá-lo para Burueri e região, mas também para outras cidades e estados”, defendeu a deputada.

O Profesp foi instituído em 2003 pelo governo federal numa parceria dos ministérios da Defesa, Esporte e Desenvolvimento Social e tem por finalidade promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e na aproximação das Forças Armadas com a comunidade.

Bruna Furlan destacou a importância do programa voltado especial e principalmente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“As Forças Armadas brasileiras estão de parabéns ao abraçarem um programa com esse perfil de transformação social da realidade de milhares de crianças e adolescentes Brasil afora. Vamos lutar para ampliar os recursos e para que mais instituições sejam envolvidas neste esforço”, afirmou a tucana.

Atualmente, o Programa Forças no Esporte atende 24 mil crianças e adolescentes em 160 unidades militares de 86 cidades de todas as unidades da federação. O objetivo do ministério da Defesa é beneficiar pelo menos 30 mil até o final do ano.

No âmbito do programa, as crianças e adolescentes recebem aulas e treinamento de atletismo, futebol de campo, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, natação, defesa pessoal, iatismo, escalada esportiva, além de participarem de atividades culturais e receberem reforço escolar. As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados e realizadas nas próprias unidades do Exército, Marinha e Aeronáutica.