Notícias

Brasil viverá um período histórico para as mulheres

Foto: George Gianni/PSDB

A partir de setembro o país vai viver um momento histórico para as mulheres. Três instituições influentes estarão sob comando feminino: as ministras Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal, Laurita Vaz, no Superior Tribunal de Justiça, e Raquel Dodge, na Procuradoria-Geral.

Na Advocacia-Geral da República já está Grace Maria Fernandes Mendonça e Luislinda Valois à frente da Secretaria Nacional de Direitos Humanos – com status de ministério. Primeira ministra,no período democrático recente, a presidente do PSDB Mulher, Solange Jurema, comemora as conquistas femininas.

“Quando as mulheres alcançam esses cargos de destaque elas se saem muito bem. Chegou a hora de nós mostramos o quanto podemos contribuir tanto na área jurídica como na política”, destacou Solange Jurema.

A tucana relembra que, há 17 anos, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nomeou a primeira mulher para o Supremo Tribunal Federal: Ellen Gracie -professora de direito e integrante do Ministério Público.

“Não posso deixar de mencionar que a primeira mulher no Supremo, a ministra Ellen Gracie, indicada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época isto foi uma grande inovação e uma conquista sem tamanho para as mulheres”, disse Solange Jurema.

A presidente nacional do PSDB Mulher não poupa elogios à Ellen Gracie, que acabou por presidir o STF, de 2006 a 2008. “Ellen foi uma ‘senhora ministra’, excelente presidente do Supremo. Temos a Cármen Lúcia agora com uma postura equilibrada no meio de toda essa confusão do cenário político atual”, acrescentou a tucana.