Projeto que determina ao Estado pagar acompanhante para deficientes aguarda votação

Proposto pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), o projeto, que institui para pessoas com deficiência física o serviço de apoio especializado para atividades da vida diária, aguarda votação em duas comissões da Câmara – Constituição e Justiça e Finanças e Tributação. Em seguida, o texto segue para discussão e votação no Senado.

“Na prática, [o projeto determina a contratação de] um cuidador que será fornecido pelo Estado às pessoas carentes em situação de dependência”, afirmou a deputada nas redes sociais.

A tucana costuma utilizar a própria experiência para falar da importância desse profissional na vida diária de quem deles necessita. Segundo ela, se retirarem a profissional que a acompanha, não conseguirá executar tarefa alguma. De acordo com Gabrilli, os deficientes intelectuais também precisam de um acompanhante.

Em maio, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o projeto com o objetivo de garantir sua autonomia e independência pessoal. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, 6,7% da população brasileira declararam ter alguma deficiência severa.

Mara Gabrilli costuma ressaltar que pessoas com grande restrição de movimentos dependem integralmente da ajuda de outros nas atividades cotidianas, como alimentar-se, trocar de roupa, cuidados pessoais e levantar da cama.

De acordo com a tucana, o objetivo principal de por em prática o projeto é dar condições e o direito à vida em igualdade de oportunidades para as pessoas que vivem com limitações, assim como incluí-las e retirá-las do isolamento social.