Tucanas destacam importância do PSDB nos 29 anos do partido

Criado em 1988, ano da promulgação da Constituição Federal, o PSDB se tornou uma das maiores forças políticas do país deixando uma herança de ações e conquistas para o povo brasileiro. Em seu aniversário de 29 anos, que será celebrado do próximo domingo (25), as mulheres tucanas prestaram homenagens por meio de depoimentos que revelam o orgulho em fazer parte da social democracia e a vontade de perpetuar a essência democrática que impulsionou a criação da legenda – e que move até hoje as ações em prol da evolução do país.

Presidente do PSDB-Mulher, a tucana Solange Jurema considera a criação do partido “muito importante para o país” por priorizar políticas que fizeram o país crescer nesses 29 anos.

“O partido deixou legados como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Plano Real e uma série de políticas sociais que fizeram a diferença na vida das pessoas”, completou. Ela também ressaltou que o “S”, que representa a parte social do partido, foi muito explorado pelo ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) durante os anos em que governou o país. “No decorrer do governo de FHC, foram criadas a Bolsa Escola, o Ministério da Mulher, o Ministério dos Direitos Humanos, além das a questões envolvendo a educação e o ensino fundamental”, concluiu.

A deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), presidente de honra do PSDB-Mulher, destacou a essência da sigla – que tem como um de seus principais objetivos a defesa da ética. “O PSDB nasceu para defender a ética, seja a ética da responsabilidade perante o Brasil, seja a ética da convicção e dos valores que nos norteiam”, disse.

A tucana lembrou a criação do PSDB, em 1988, quando o Brasil vivia a Constituinte e enfrentava uma grave crise política no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Para Yeda, o PSDB jamais deixou de ouvir o sentimento da população e conseguiu ajudar o país a superar momentos de instabilidade.

“Já vivemos crises anteriores a essa. Quanto maior a crise, maior a importância que tem um PSDB democrático atuando junto com a sociedade e ouvindo as vozes da rua. É essa a nossa função e jamais falhamos nessa. Não vamos falhar agora.”

Plano Real

Para Yeda, além de celebrar os seus 29 anos, o PSDB também precisa comemorar o aniversário de 23 anos do Plano Real, implantado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda na gestão Itamar Franco. “Nós temos que celebrar as duas coisas juntas. A estabilidade econômica e a estabilidade política que o PSDB conquistou junto à sociedade e com outros partido”, afirmou.

Thelma de Oliveira (PSDB), prefeita da Chapada dos Guimarães, relembrou as propostas do partido e as características do modo tucano de governar. “Eu escolhi o PSDB porque eu acredito que ele contém propostas que vai ao encontro daquilo que eu sempre defendi. É um partido que tem em seu programa a consolidação da democracia, a questão da busca da justiça social, o combate às desigualdades, a distribuição de renda, a desigualdade de gênero. É um partido que traz em seu bojo essa busca eterna pela democracia”, declarou.

A tucana também enfatizou a prioridade do PSDB em oferecer aos cidadãos uma gestão de qualidade. “Nesses 29 anos, o partido sempre primou em preparar os seus quadros para gestões eficientes e democráticas, principalmente os quadros que concorrem as eleições”, disse.

Thelma recordou o papel fundamental do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Ruth Cardoso dentro do partido. Para Thelma, dona Ruth foi uma mulher importantíssima que protagonizou uma outra forma de identificar as realidades do nosso país. “Ela deu prioridade àqueles municípios que tinham menor índice de IDH com um trabalho de inclusão muito importante”, afirmou.

Militância

Para a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), o maior legado deixado pelo PSDB foi o compromisso com um governo popular e o trabalho de seus militantes pela retomada e consolidação da democracia no Brasil. “Foram 29 anos de crescimento do partido, de fortalecimento e posicionamento na história brasileira no que diz respeito à defesa do interesse público”, disse.

A tucana também destacou a capacidade de interação do partido com a sociedade. “O PSDB está de parabéns e espero que tenhamos mais 29 anos pela frente com essa capacidade de ouvir as pessoas, de compreender as necessidades que o país apresenta e ser propositivo e capaz de se reinventar a cada momento histórico sem perder o seu perfil e seus compromissos históricos”, afirmou.

Paula reforçou os motivos pelo qual escolheu se filiar ao partido e frisou o comprometimento da sigla com uma administração responsável. “Estou no partido por acreditar na essência da social democracia e na capacidade de reconhecimento dos erros e na habilidade de se reinventar, mudar sempre, mantendo o compromisso com a gestão pública, a responsabilidade fiscal e o encontro de novos caminhos para o Brasil”, completou.

“Tudo que se aplica hoje em termos de gestão pública foi legado do FHC. Os grandes projetos como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a questão do combate a Aids, a prioridade dos Direitos Humanos, além da questão da educação com projetos desenvolvidos por dona Ruth”, acrescentou.

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) lembrou da importância do Plano Real e de quando decidiu se tornar tucana.

“A cada ano que celebramos o aniversário do PSDB, recordo com orgulho a minha trajetória num partido que garantiu importantes conquistas sociais, políticas e econômicas ao Brasil, a exemplo do Plano Real tão importante no combate à inflação. Sou tucana desde os dezesseis anos e sinto satisfação em fazer parte dessa história em defesa da população brasileira”, comemorou.