Notícias

Ações de combate ao machismo e à violência contra a mulher se tornam lei nas escolas do MS

Combater ao machismo agora é lei nas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul, como foi divulgado no Diário Oficial do estado nesta segunda (19). Segundo publicação do G1, a rede de educação do estado administrado por Reinaldo Azambuja (PSDB) deve promover ações que estimulem a valorização da mulher, tendo que capacitar sua equipe para trabalhar o assunto com os estudantes.

A presidente nacional do PSDB–Mulher, Solange Jurema, classifica a lei como uma ótima iniciativa, que deveria ser seguida também por outros estados. “O machismo está arraigado na nossa cultura e tem consequências perversas na vida das mulheres”, defendeu a tucana.

Através de campanhas educativas, o intuito da ação sul-mato-grossense é que sejam prevenidos atos de agressão, discriminação, humilhação, intimidação, constrangimento ou violência contra as mulheres. Para Solange, é de suma importância abordar as consequências do machismo e opressão às mulheres desde a escola. “Não só para as mulheres, mas para toda a família. Essa distorção cultural pode fazer toda a diferença para as próximas gerações.”, completou.

Pela lei, as escolas devem promover debates sobre o papel historicamente destinado às mulheres, a fim de estimular sua liberdade e equidade. Também terão que ser integrados aos projetos, a comunidade, as organizações da sociedade civil e os meios de comunicação.

Leia mais aqui.