“Vamos sair da UTI e reagir”, por Solange Jurema

Nos últimos meses, o Brasil vive como se estivesse em um permanente estado de emergência com riscos de ser levado à UTI a qualquer momento. A pergunta que se faz é: até quando? Por prudência, cautela e civismo, o PSDB decidiu manter o apoio ao governo em favor da estabilidade política e econômica do país. A iniciativa gerou polêmicas e divisões. Mais uma vez, optamos pela unidade e a democracia – venceu a maioria.

Enganam-se aqueles que pensam que não ouvimos os apelos que vêm das ruas e dos lugares mais ermos. Nós, mulheres do PSDB, demonstramos com ações que estamos atentas às opiniões e sugestões, mesmo que divergentes. Nos orgulhamos de sermos mais de 616 mil militantes em todo país – mulheres que não têm vergonha de dizer o que pensam, que batem de porta em porta para falar de política e fazer política.

Política que trata do dia a dia da participação feminina, que defende a reforma tributária como forma de democratizar o uso de recursos públicos, que pensa na modernização da Previdência e da lei trabalhista como meio de melhorar a qualidade de vida das trabalhadoras que têm jornada tripla: família, casa e profissão.

Só no PSDB, 46% dos filiados são mulheres que pensam mais na hora de votar e que colocam o coração ao lado da razão – nem acima, nem abaixo -, mas junto como tem de ser. Por isso, é preciso, sim, pensar em decisões pragmáticas e econômicas. Mas jamais esquecer das creches e dos postos de saúde porque a vida é feita desses ingredientes que, muitos, julgam como “meros detalhes”.

No final deste mês, estaremos em São Paulo, de 30 de junho a 1º de julho, em um encontro que vai reunir as vereadoras tucanas eleitas no Sul e Sudeste. Elas, que andam para cima e para baixo, sabem o que esperam de nós, do PSDB, e caberá a nós não decepcionar na busca por soluções às demandas e expectativas.

Não nego nem jamais refutarei: entre as mulheres há, sim, divergências, mas realmente o que queremos é que com responsabilidade não se esqueçam da nossa história política, das nossas conquistas e que vale a pena lutar para construir um Brasil mais digno, justo e com perspectivas de dias melhores.

*Presidente nacional do PSDB Mulher e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres no governo Fernando Henrique Cardoso.