PSDB-Mulher pede apoio a Tasso para ampliar representatividade feminina

O presidente interino do PSDB Nacional, senador Tasso Jereissati (CE), reuniu-se, nesta quarta-feira (31), em Brasília, com representantes do PSDB Mulher e parlamentares, para debater sobre as atividades do segmento e discutir meios de aumentar a representatividade feminina na política. As tucanas pediram a Tasso apoio para incentivar a participação cada vez maior das mulheres no cenário político nacional e regional.

A presidente do PSDB Mulher, Solange Jurema, expôs sua preocupação com o fato de o número de mulheres em cargos políticos ainda estar longe do ideal. A mesma preocupação foi compartilhada por deputadas federais que a acompanhavam na reunião.

“Conversamos com o presidente Tasso para deixá-lo a par do que o PSDB Mulher está fazendo, do trabalho que nós estamos fazendo com as mulheres do Brasil”, disse Solange Jurema. “As pesquisas mostram a importância da mulher na participação da política. E nós ainda temos poucas mulheres participando da política”, destacou.

Única mulher que compõe a atual Mesa Diretora da Câmara, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) ressaltou a importância em valorizar as mulheres do partido. Segundo ela, uma das maneiras de atrair as mulheres para a política é dar atenção às demandas femininas.

“Foi a primeira reunião, desde que o presidente Tasso assumiu, a gente pediu para ele sempre ter esse olhar voltado às mulheres, dando espaço e, principalmente, ouvindo as mulheres lá na base, ouvindo a opinião delas e sabendo o que estão pensando. Acho que nós precisamos viver em um mundo de mais igualdade, e essa é uma forma que o PSDB tem feito isso”, afirmou Mariana Carvalho.

Capacitação

Nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), o PSDB Mulher promove um curso de capacitação para prefeitas eleitas pelo partido, em Brasília, cujo tema será: “Novas Formas de Governar”. As gestoras debaterão a crise no país e os meios pelos quais podem ajudar o Brasil a lidar com esse momento.

A presidente de honra do PSDB Mulher, a deputada federal Yeda Crusius (RS), reforçou que o curso é fundamental para que, assim, promovam as mudanças necessárias em seus municípios. Além das palestras de capacitação, as tucanas vão compartilhar experiências e sugestões referentes às regiões que representam. O evento é uma parceria do PSDB Mulher com a Fundação Konrad Adenauer.

“Elas vêm nos trazer aquilo que é não apenas sua preocupação, mas também sua proposta de política e, em um momento importantíssimo”, disse Yeda Crusius. “Então elas, como políticas eleitas e os municípios com recursos bem mais restritos por causa da crise econômica, fazem desse curso uma enorme oportunidade para conversar sobre tudo.”