Menos de uma semana após ter visitado áreas que podem abrigar unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Fernando de Noronha (PE), o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), pediu urgência para que o projeto das residências passe pelas adequações necessárias à construção das casas o mais rápido possível.
Para acelerar o processo, a coordenadora dos programas sociais do Ministério das Cidades no Nordeste, Izabel Urquiza (PSDB-PE), reuniu-se nesta segunda-feira (06/03) com o administrador de Noronha, Luis Eduardo Antunes, o diretor do Departamento de Produção Habitacional, Daniel de Oliveira, o consultor jurídico do ministério, Rodrigo Numeriano, e representantes da Caixa Econômica.
Segundo Izabel, o pedido do ministro é para que sejas destravadas todas as questões para que o projeto habitacional de Noronha receba a autorização de investimentos pelo Minha Casa, Minha Vida. Na última quinta-feira (02/03), quando esteve região conhecida como Vacaria, local onde serão construídas as casas no arquipélago, o ministro disse que era preciso encontrar um modelo jurídico seguro para evitar questionamentos futuros dos órgãos de fiscalização.
Fernando de Noronha não entrará apenas para o MCMV. Segundo Bruno Araújo, a população do arquipélago também será contemplada com o Cartão Reforma. O novo programa social coordenado pelo ministro será lançado entre o fim de abril e começo de maio, em Caruaru, município governado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE), com a presença do presidente Michel Temer.