“Com Licença, eu voto”, por Soraia Vieira

soraiavieiraA luta pelo voto feminino no Brasil iniciou-se em 1910, com a criação do Partido Republicano Feminino, graças ao pioneirismo da professora indigenista baiana Deolinda Daltro. Porém, as manifestações intensificaram e ganhavam forma a partir de 1919, com a criação da Liga pela emancipação intelectual da mulher, incentivada pela bióloga Bertha Lutz.

Com a campanha crescendo nacionalmente, em 24 de fevereiro 1932, a mulher brasileira conquistou, enfim, o direito ao voto por meio do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório. O que se tornou, posteriormente, voto obrigatório, assim como era para os homens.

A conquista pelo voto abriu oportunidade para consolidar a participação feminina nas eleições, em que a disputa de espaço no cenário político é permanente.

Foi através do direito de voto como primeiro passo, que muitas mulheres – assim como eu -, vieram a conquistar o direito de se candidatar em pleitos eleitorais. Nossa luta tem que ser permanente para que nossos espaços de poder sejam ampliado.

Temos provado pelo nosso trabalho que somos capazes de transformar a vida da população de nossos municípios. Em meu primeiro mandato, que iniciou em 2013, recebi a cidade e os sonhos dos moradores devastados pelas enchentes. Hoje, no segundo mandato, podemos olhar com orgulho todas as melhorias que fomos capazes de realizar e todos os planos futuros para nossa gente. Sempre com o apoio integral da nossa população.

• Soraia Vieira é prefeita de Guidoval/MG