Opinião

“Presença de mais mulheres e a transformação verdadeira na nossa comunidade”, por Neuzinha de Oliveira.

neusinhaFoi graças a muito esforço e a luta de muitas gerações de mulheres, verdadeiras guerreiras, que chegamos hoje ao estágio atual de garantias e direitos das mulheres na sociedade.
A conquista do voto feminino tem que ser comemorada e celebrada como uma grande vitória obtida até aqui. Nessa caminhada rumo à igualdade de direitos.
É importante celebrar essa marca, para nos lembrarmos da história e de todas as dificuldades que tiveram que ser superadas na conquista do nosso espaço.
Mesmo assim, ainda hoje, enfrentamos muitos preconceitos, e sofremos violências de diversos tipos. Violências físicas, sexuais, psicológicas e de patrimônio, são alguns exemplos.
A mulher, quando não tem uma renda, se torna dependente financeiramente do homem. A dependência financeira é uma espécie de algema, que prende a mulher, muitas vezes, em uma realidade de sofrimento e agressão.
Por isso, é tão importante garantir a emancipação feminina. Com oferta de qualificação, emprego e renda, para dar dignidade a todas nós.
Uma transformação verdadeira na nossa comunidade, cidade, estado e país só será possível com a presença de mais e mais mulheres. O melhor futuro é com igualdade de direitos e respeito às mulheres.
Acredito muito no potencial de cada mulher. Temos dentro de nós um instinto criador, de proteção, de bem querer, que pode e deve ser utilizado na vida social, como ferramenta de transformação do comportamento.
Os atributos que são femininos estão faltando no mundo. É necessário mais afeto, mais ternura, mais amor. E isso nós mulheres temos em abundância. Também temos firmeza de caráter, coragem e força pra lutar.
Na Câmara, ao longo dos anos, desenvolvemos um trabalho em favor das mulheres, na garantia de parto humanizado. Em que é possível a presença de doulas durante o parto, uma cuidadora que é muito importante nesse momento especial.
Vamos seguir no trabalho de articular políticas públicas que promovam e valorizem a mulher na nossa cidade. Cumprindo nosso papel no Legislativo, e junto às comunidades, ouvindo as mulheres e construindo novas possibilidades a partir desse diálogo, pois cada uma de nós mulheres temos muito a contribuir para as mudanças tão necessárias em nossa sociedade. Contem comigo!

• Neuzinha é vereadora de Vitória-ES e presidente do PSDB-Mulher/ES