Notícias

Primeira mulher negra assume Casa Militar de SP após 97 anos

Coronel Helena Reis, primeira negra a assumir a Casa Militar de São Paulo após 97 anos. Foto: Divulgação
Coronel Helena Reis, primeira negra a assumir a Casa Militar de São Paulo após 97 anos. Foto: Divulgação

Coronel Helena Reis, primeira negra a assumir a Casa Militar de São Paulo após 97 anos. Foto: Divulgação

Brasília (DF) – O governador Geraldo Alckmin marcou um tento importante rumo a uma administração mais igualitária em termos de gênero. Tomou posse na chefia da Secretaria da Defesa Civil de São Paulo a coronel Helena Reis, interrompendo um jejum de 97 anos, desde que a primeira – e única negra – chefiou a mesma secretaria no estado.

Leia a matéria publicada no site Notícias ao minuto:

Helena Reis atuará na segurança do governador do estado, do Palácio dos Bandeirantes e coordenará a Defesa Civil

Quase cem anos depois de a primeira negra chefiar a secretaria da Casa Militar de São Paulo, a coronel Helena Reis, de 46 anos e nascida em São José do Rio Preto, assume o cargo. Desde 1920, foram 51 homens e apenas 2 mulheres à frente da função.

PUB

“Apesar de estarmos em 2017 ainda causa surpresa a indicação de uma mulher negra para algumas funções na nossa sociedade. Mas eu fico feliz de poder representar as mulheres, servir de inspiração, exemplo”, afirma.

Segundo informações do portal G1, ela atuará na segurança do governador do estado, Geraldo Alckmin, e do Palácio dos Bandeirantes, além de coordenar a Defesa Civil.

Helena Reis não estranha a situação. Quando frequentou a Academia de Polícia Militar, também era a única negra na turma, que tinha 15 mulheres e 180 homens. Fez parte do primeiro grupo feminino a ingressar no curso de cadetes.

“Até 1988, as mulheres entravam na Polícia Militar como sargentos. Depois, era necessário prestar um concurso, fazer um curso de um ano para se tornarem oficiais”, explica ela.
Embora reconheça o longo tempo de espera para o ingresso das mulheres na polícia, ela diz não ter sofrido discriminação. “Eu nunca fui vítima de racismo, nem na carreira, nem fora dela. Eu lembro de menina, antes de entrar na polícia, algumas situações, na busca de emprego, aquele preconceito velado, a falta de oportunidade. Mas depois que entrei pro concurso público, eu percorri todas as etapas possíveis dentro da instituição. Nunca fui barrada, impedida de ocupar um cargo, uma posição”, conta.

Helena também acredita que a realidade precisa ser transformada não apenas dentro da polícia. “Isso ainda é um problema da nossa sociedade, não de uma ou outra instituição. É preciso fomentar, melhorar a educação básica, de forma que as pessoas consigam ascender com mais facilidade. São problemas históricos mesmo, que ainda se refletem. Atribuo isso a um problema social”, avalia.

Ela assume o posto após antigo secretário, José Roberto Rodrigues de Oliveira, deixar cargo para comandar a secretaria municipal de segurança Urbana na gestão de João Doria.

*Publicado no site noticiasaominuto.com com informações do G1

** Saiba mais no site G1