Notícias

Creches da Prefeitura de Teresina possuem vagas para crianças de 3 anos

ee51bfac02-creches-teresinaCom a ampliação da oferta de vagas para a Educação Infantil em Teresina, onde o prefeito é o tucano Firmino Filho, alguns Centros Municipais de Educação Infantil ainda dispõem de espaço para matrículas de crianças com 3 anos de idade. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), essa era uma faixa etária de grande demanda na capital.

Mais de 17 mil crianças devem compor o público infantil da Rede Municipal este ano, sendo 7.300 vagas somente para os alunos de 3 anos. De acordo com dados da Prefeitura de Teresina, até agora foram matriculadas 4.786 crianças nessa faixa etária.

Desde 2015 os municípios brasileiros têm como meta a universalização da educação para crianças de 4 e 5 anos, garantindo que todas estejam na escola. A segunda meta é matricular até 2024 pelo menos 50% das crianças de 3 anos de idade. Avançando no alcance dos objetivos antes do prazo estipulado, Teresina ofereceu, para este ano, 5.500 novas vagas nas turmas de Maternal II, além de 1.800 rematrículas.

“As escolas continuam recebendo alunos enquanto há disponibilidade de vagas. Organizamos as matrículas de forma a evitar aglomeração nas escolas, garantir mais conforto aos pais e cumprir as metas dos planos nacional e municipal de educação. A prioridade é também manter a criança estudando o mais próximo de sua residência”, explica a secretária executiva da Semec, Irene Lustosa.

E para chamar a atenção do público-alvo nas comunidades, muitos CMEIs estão distribuindo cartazes, divulgando nas redes sociais e utilizando carros de som. É o caso do Centro Municipal de Educação Infantil Parque Esperança, zona Sudeste, que distribuiu cartazes pelo bairro e montou uma campanha de busca ativa por alunos. “Ainda temos vagas nas duas turmas de Maternal II e fomos diretamente em busca das crianças da comunidade, conferir se todas já foram matriculadas”, conta a diretora Elane Cristina, que também usou a internet para divulgar a oferta.

* Do portal da Prefeitura de Teresina.