Nove das 80 prefeitas eleitas pelo PSDB nas eleições municipais de 2016 em todo o Brasil são de Minas

Arte: PSDB Mulher-MG

Partido elegeu ainda oito vice-prefeitas e 94 vereadores nas diversas regiões do Estado

A partir de 1º de janeiro, 80 mulheres tucanas vão administrar municípios em diversos estados brasileiros. Em Minas Gerais, serão nove prefeitas que levarão as bandeiras da Social Democracia e implantar gestões que unem responsabilidade fiscal e sensibilidade social. O partido elegeu ainda oito vice-prefeitas e 94 vereadoras no Estado.

“Apesar das mulheres ainda estarem sub-representadas no país, pois somos mais da metade da população, ainda assim o resultado no estado precisa ser comemorado pelo PSDB Mulher. Sabemos dos desafios de ampliar a participação feminina na política e as dificuldades que enfrentamos”, afirma a presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Gláucia Brandão.

A diretora do PSDB Mulher Nacional, Eliana Piola, concorda com Gláucia Brandão e ressalta que o Secretariado lançou apenas 22 candidatas nas últimas eleições majoritárias no Estado e o índice de aproveitamento foi de 40.9%.

“Este número é muito significativo e precisamos chamar a atenção pelo fato da mudança de perfil das tucanas eleitas. Nós deixamos de ter mais candidatas em municípios menores e passamos para os médios e grandes”, ressalta Eliana Piola.

Nas 57 cidades onde foi disputado o segundo turno, apenas uma mulher obteve vitória. E a nova prefeita eleita é do PSDB. Foi Raquel Lyra,eleita prefeita de Caruaru, importante cidade de Pernambuco.

“Mulheres podem fazer a diferença”, afirma Presidente do PSDB Mulher

Para Solange Jurema, presidente nacional do PSDB Mulher, a eleição de mulheres no partido ainda pode crescer muito devido ao trabalho do Secretariado e ao espaço que está sendo conquistado na legenda. Ela lamenta, no entanto, que as mulheres ainda enfrentem grandes obstáculos nas eleições.

“Em termos de mulheres engajadas, tivemos um acréscimo de eleitas e isso é muito bom porque são mulheres que vão entrar com a cabeça do gênero, entendendo o que é política para as mulheres e como isso pode fazer a diferença. Mas na hora da eleição a gente ainda vê o quanto é difícil para as candidatas”, lamenta Solange Jurema.

Esta foi a segunda eleição municipal em que vigorou a lei 2.034/2009, que estabeleceu que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”.

O PSDB de Minas Gerais elegeu prefeitas em quase todas as regiões do estado.

Confira no quadro abaixo quais são elas:

Arte: PSDB Mulher-MG