O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou solenidade de diplomação, nesta quinta-feira 15, dos eleitos na cidade de Oiapoque no pleito de 2016. A cerimônia foi presidida pela juíza da 4ª Zona Eleitoral, que atende o município de Oiapoque, Dra. Laura Costeira Araújo de Oliveira.
Foram diplomados a prefeita tucana, Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB), seu vice e os 11 vereadores eleitos.
A prefeita eleita de Oiapoque, Maria Orlanda , é natural do Maranhão. Ingressou na política no ano de 2000 sendo eleita a vereadora mais votada no município. Depois de três mandatos na câmara municipal, concorreu ao cago de prefeita em 2012 e perdeu. Logrou êxito no pleito de 2016.
“Depois de quatro longos anos, fomos para Macapá e lá me preparei para o cargo. Fiz um curso de gestão pública e construímos novas alianças “ disse Maria Orlanda.
A nova prefeita enfrentará muitos desafios na gestão do município de Oiapoque, frente a crise política e financeira que o país atravessa.
“Cheguei ao Oiapoque em 1986, de lá pra cá, ajudei essa cidade que tanto amo como vereadora por três mandatos. Trabalharei juntamente com os parlamentares municipais para melhorar a vida do povo oiapoquense”, salientou a prefeita eleita.
Além dos desafios de melhorar saúde e educação, Maria Orlanda assume a gestão municipal com a responsabilidade de mediar a abertura da ponte binacional.
“Sabemos que a ponte será um desafio para Oiapoque, também apostamos no crescimento com a abertura, mas não podemos esquecer os pais de família que perderão seus empregos, “ diz a prefeita eleita se referindo aos catraieiros.
Sobre o Oiapoque
Prefeita: Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB) e Vice-prefeito: Erlis dos Santos Karipunas (PEN). Vereadores (11): José Mauro Palhares (PT do B); Euclimar Fontineles Lima (PT do B); Creusa Maria da Silva Ribeiro (PSC); Francisco Moraes Araújo (PSB); Maria Iolanda Sousa da Costa (PSL); Joaquim Lima Gomes (PR); Matias Labonte (PDT); Luiz Campos dos Santos (PDT); José Nazareno Rodrigues (PROS); Luiz Armando Vidal Ramos (PEN) e Ueslei Nei da Silveira Teles (PV). Suplentes: William dos Santos Castro (PMN); Marceli Ribeiro dos Santos Bouland (PSDC); Ademir dos Santos Figueiredo (PV); Ivaldo da Silva Feitosa (PDT); Lauanderson Sousa da Silva (PT do B); Orismar Silva Paiva (PTB) e Marcelo Martins Guimarães (DEM).