Notícias

Fatima Daudt anuncia nomes de três mulheres que comandarão Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo

Vice-prefeito Antônio Fagan será o secretário de Saúde e a atual prefeita de Picada Café assumirá a presidência da Fundação de Saúde

A prefeita eleita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt (PSDB), começa a apresentar à comunidade de Novo Hamburgo os nomes que vão integrar o primeiro escalão do seu governo.Na área da saúde, uma das mais delicadas e que demanda grandes investimentos, a escalação dos titulares está confirmada. O vice-prefeito eleito, Antonio Fagan (PPS), também atuará como secretário municipal da Saúde. Ele receberá salário único para as duas funções.

Nesta quarta-feira, Fatima também revelou quem assumirá as principais funções na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O atual diretor-presidente é o médico Leandro Minozzo. Quem ocupará este cargo a partir de 1º de janeiro de 2017 será a atual prefeita de Picada Café, Cláudia Schenkel (PSDB) – a primeira “estrangeira” confirmada no governo tucano.

A FSNH tem 1.950 servidores, orçamento anual superior a R$ 130 milhões e administra o Hospital Municipal, considerado o maior hospital municipal do Rio Grande do Sul. No dia 22 de dezembro ocorrerá a transição da FSNH, com apresentação dos dados e projetos. Integrantes do Conselho Municipal da Saúde, servidores e imprensa foram convidados a participar desse momento de absoluta transparência.

Confira a seguir os três nomes confirmados para atuar na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.

– PRESIDÊNCIA: Cláudia Schenkel
Cláudia Schenkel é graduada em Direito pela Unisinos, com aprovação na OAB/RS, especialização em Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público e pós-MBA em Liderança (Unisinos). Prefeita de Picada Café desde 2013, possui experiência na área pública, já tendo atuado anteriormente como servidora da Casa Civil do Governo do Rio Grande do Sul, da Procuradoria Geral do Estado e da Assembleia Legislativa. Possui diversas participações em cursos, conferências, grupos de pesquisa, entre outros nas áreas de Direito e Administração Pública.

– DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA: Itajanara Elisângela Berlitz
Itajanara Elisângela Berlitz é graduada em Medicina Veterinária pela PUCRS, especialista em Direito Sanitário aplicado em Vigilância em Saúde (Unisinos) e em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF). Entre os cursos de aperfeiçoamento realizados, destacam-se os voltados para a área da saúde com ênfase no SUS. Atua como Secretária Municipal da Saúde e Assistência Social de Picada Café desde 2013. Nesta função, formatou a Atenção Primária em Saúde e implantou projetos de matriciamento, atuou nos Comitês Gestores dos Hospitais Geral e Pompéia de Caxias do Sul, implantou o Termo de Cooperação entre entes públicos, possibilitando cofinanciamento aos hospitais de referência. Atuou por 14 anos também na Prefeitura de Nova Petrópolis. É autora ainda de publicações técnicas na área da saúde.

– DIRETORIA DE GESTÃO HOSPITALAR: Aline Lamarques Girsch
Aline Lamarques Girsch é graduada em Administração de Empresas pela Faccat. Possui ensino superior completo também em Tecnologia em Gestão Hospitalar (Feevale) e pós-graduação em andamento em Gestão Estratégica de Negócios. Realizou ainda diversos cursos de aperfeiçoamento voltados para a saúde. Com ampla experiência nas áreas administrativas e de atendimento hospitalar, já atuou no Hospital de Campo Bom, Dr. Lauro Reus, Hospital da Unimed e Hospital de Sapiranga. Atualmente, contribui com a Associação Congregação de Santa Catarina, como assistente administrativa, e com a Unimed Vale dos Sinos como consultora de vendas.

*Publicado originalmente no site de Martin Behrend no dia 7 de dezembro.