#MaisMulherNaPoliticaNotíciasPolítica

Mulheres marcam presença em Encontro de Prefeitos Eleitos

mulheres-no-encontroO PSDB foi o grande vitorioso das eleições municipais de 2016 e agora é se preparar para os desafios desse Brasil em crise. A meta é investir em responsabilidade, simplicidade e priorizar o social.

No Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos que o Instituto Teotônio Vilela (ITV), em parceria com o PSDB, promoveu nesta sexta-feira (25), para debater com os novos gestores questões de responsabilidade fiscal, saúde, educação e sustentabilidade, houve uma unanimidade em torno da necessidade de garantir o bem-estar social da população.

Na abertura o senador José Aníbal, presidente nacional do ITV, ressaltou. “Estamos aqui com mais de 800 prefeitas e prefeitos. Reunião de confraternização e trabalho para que a gente possa vencer essa crise”.

O senador ressaltou que a gestão pública deve ter como centralidade o bem-estar das pessoas, para que elas possam viver melhor, ter melhores serviços e se sentirem mais acolhidas pelo setor público.

O recado de Solange Jurema

Na primeira fila, atentas, estavam Solange Jurema, presidente nacional do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira, prefeita eleita de Chapada dos Guimarães (MT), Raquel Lyra, prefeita eleita de Caruaru (PE), a prefeita eleita de Novo Hamburgo (RS), Fátima Daudt, e a vice-prefeita eleita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro.

Solange Jurema subiu em seguida para compor a mesa e, embora não tenha falado na tribuna, conversou com o PSDB Mulher na saída e seu recado não poderia ser mais claro.

Gostaríamos de ter eleito mais vereadoras e prefeitas, apesar disso nos sentimos felizes e contempladas”, disse a presidente, “sabemos que por trás de cada homem eleito houve um batalhão de mulheres trabalhando, se dedicando. Então as mulheres escolheram o PSDB”.

Destacando que somos maioria e temos responsabilidade pelos votos que representamos, a tucana frisou: Se o PSDB foi eleito de forma espetacular, temos obrigação de ter soluções e gestões igualmente espetaculares para dar uma resposta a esse crédito de confiança.

thumbnail_foto-4-com-solangeSugestões

Para isso não é suficiente responsabilidade fiscal. O que a população precisa é de serviços públicos que melhorem suas vidas e para alcançar essa meta é necessário escolher uma boa equipe, de confiança e motivada, e de políticas de gestão responsáveis, disse Solange, com a experiência de quem esteve à frente da Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira de 2013.

Solange lembrou que, durante os vários cursos de capacitação para candidatas promovidos pelo segmento, em discussões com mulheres de todo o país, foram definidas quais seriam as políticas prioritárias para que o Brasil voltasse a crescer.

“A quase unanimidade das mulheres entende que escolas de ensino fundamental e creches são essenciais para melhorar o Brasil no futuro. Uma política de saúde pública que inclua saneamento básico é prioridade. Outra sugestão que vem dos nossos cursos é o empreendedorismo social. Em um momento de crise é importante pensar em ações que a população possa desenvolver, respeitando suas habilidades e vocações”.

Como última dica de gestão, Solange declarou: “Lembro a todos que hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, e para melhorar as políticas sociais é preciso que todas as instâncias de governo se comprometam de maneira responsável a criar salvaguardas para que o Brasil saia de uma vez por todas da vergonhosa posição de 5º país que mais mata mulheres no mundo, o que dá uma média de 4,8 assassinadas para 100 mil mulheres. Não há como falar de bem-estar social enquanto virarmos o rosto para essa realidade”.

Fui para a rua ouvir o povo que vive onde tem mais gente e menos água

O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, convidou Raquel Lyra, prefeita eleita de Caruaru (PE), único caso feminino no Brasil, no segundo turno, a representar na mesa as 78 prefeitas eleitas pelo PSDB Mulher.

Raquel, disse que para ela o importante foi ir para a rua ouvir a população beneficiária do Bolsa Família, a maior renda da maioria dessas famílias. “Fui saber como vive essa gente no pior balanço hídrico do país – onde vive mais gente e tem menos água – e descobri que só vai dar certo se conseguirmos nos dar as mãos e conseguirmos eficiência de gestão com eficiência da máquina pública e auxílio do povo”. Para Raquel as dificuldades existem e teremos que ter muito boa vontade.

Unanimidade

Para a maioria dos palestrantes, o mais importante é fazer bem feito o que é da responsabilidade do município, estabelecer nos primeiros 100 dias de governo ações e decisões que precisam ser tomadas e selecionar bem Secretários e uma equipe motivada já é meio caminho andado.