NotíciasPolítica

PSDB conquista 169 prefeituras em São Paulo e derrota PT no “cinturão vermelho”

Convenção Duarte NogueiraO PSDB conquistou nas eleições municipais de 2016 as prefeituras de 169 municípios do estado de São Paulo, incluindo tradicionais “redutos” políticos do PT e do ex-presidente Lula com mais de 200 mil habitantes. Além da capital paulista, que será governada nos próximo quatro anos por João Doria (PSDB), os tucanos conquistaram importantes municípios do estado, incluindo o chamado “cinturão vermelho” – São José dos Campos, São Bernardo do Campo e Santo André, todos com prefeitos eleitos do PSDB.

No primeiro turno, os tucanos saíram vitoriosos em Barueri, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Praia Grande, São José dos Campos, Taboão da Serra, Piracicaba, Santos e São Paulo. Já neste segundo turno, conquistaram as prefeituras de Ribeirão Preto, Jundiaí, Santo André e São Bernardo do Campo.

Reconhecendo a derrota iminente de seu partido, o ex-presidente Lula decidiu não votar neste domingo, já que o candidato do PT em São Bernardo não conseguiu chegar ao segundo turno. O petista alega, oficialmente, que a lei desobriga os brasileiros maiores de 60 anos de votar. O petista acaba de completar 71 anos.

Após oito anos, o PSDB volta a assumir a prefeitura de Ribeirão Preto com a vitória de Duarte Nogueira. O tucano recebeu 56,94% dos votos, contra 43,06% de Ricardo Silva, do PDT. Nascido em Ribeirão, Antonio Duarte Nogueira Júnior tem 52 anos e, atualmente, exerce o terceiro mandato como deputado federal – eleito em 2006, foi reeleito em 2010 e depois em 2014. Nesse período, licenciou-se do cargo por quatro vezes para assumir a Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo – a última vez entre outubro de 2015 e abril desse ano.

Em entrevista à Globo News, o prefeito eleito destacou neste domingo o desempenho da chapa durante a campanha e garantiu que já irá começar a trabalhar na transição da gestão.

“Vamos resgatar a confiança de toda a população de Ribeirão Preto. A cidade passa por momentos difíceis e, para mudar o Brasil, temos que começar mudando nossa cidade. Foi uma eleição linda. Uma confiança grande nas propostas que a gente fez. Fizemos uma discussão de ideias e não de pessoas. E a cidade acreditou. E agora é honrar esse compromisso, fazer um grande trabalho a partir de já. Ir atrás das informações, verificar quais os caminhos junto a prefeitura atual para fazer a transição e se preparar para, a partir do primeiro dia do governo, fazermos o que precisa ser feito: colocar a cidade em ordem, organizar Ribeirão Preto e fazê-la de uma das melhores cidades do país”, disse o tucano.

Duarte Nogueira é engenheiro agrônomo e filho do ex-prefeito de Ribeirão, Antonio Duarte Nogueira. O tucano prometeu ampliar convênios com o Estado e a União para produção habitacional e políticas de desenvolvimento social, sustentabilidade, geração de empregos e renda.

“Hoje, Ribeirão Preto já é uma sede de uma região Metropolitana. A cidade tem que ter o comportamento de uma cidade global, ou seja, aonde tiver qualquer sucesso, qualquer resultado de tecnologia, inovação, de assuntos positivos para o bem-estar e qualidade de vida da população, lá vai está Ribeirão Preto procurando trazer para a nossa cidade o que for melhor para o nosso povo. Acho que esse é o nosso desafio: fazer a cidade ligada no resto do mundo, uma cidade de sucesso, saudável, segura e, ao mesmo tempo, criativa e sustentável para que a gente possa de fato se reencontrar com o bom nível de desenvolvimento que é a cidade tanto precisa.”