Rui Palmeira adere ao programa “Prefeito Amigo da Criança” em Maceió

Rui assina termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança da Abrinq Foto:Marco Antônio

Rui assina termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança da Abrinq
Foto:Marco Antônio

O prefeito Rui Palmeira (PSDB-AL), candidato à reeleição pela Coligação Pra Frente Maceió, assinou o termo de adesão ao programa “Prefeito Amigo da Criança – Gestão 2017-2010”, da Fundação Abrinq. O compromisso foi firmado nesta quarta-feira (12), data que se comemora o Dia da Criança.

O tucano mandou um recado especial para as crianças por meio de suas redes sociais. Usando a hashtag #VaiTerColoSim, Rui fortalece o compromisso de promover políticas públicas efetivas de educação, saúde e proteção social para as crianças de Maceió. A hashtag foi criada em contraponto à #NãoVaiTerColo, por meio da qual a Abrinq avisa aos candidatos a prefeito nas Eleições 2016 que durante a campanha, só os candidatos realmente comprometidos com a infância terão o direito de posar para fotos ao lado de crianças.

“Muito importante essa iniciativa da Abrinq e, por isso, assinamos o termo de adesão. Temos cuidado das nossas crianças e adolescentes, executando ações como a reforma de creches e escolas, construção de 12 novas creches e ampliação do número de conselhos tutelares”, disse.

Promovido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, o programa propõe aos prefeitos priorizar a infância e a adolescência em seus mandatos, desenvolvendo políticas que assegurem os direitos assegurados à população infanto-juvenil. Ao assinar o termo, Rui formaliza um compromisso que na prática já exerce.

Realizações

Quando assumiu a Prefeitura de Maceió, em 2013, Rui Palmeira definiu o fortalecimento das políticas para a infância como prioridade de sua gestão. Nesse período, houve a reestruturação física das escolas da rede municipal de ensino, a construção 11 novas creches, a implantação do ensino de tempo integral, além de dobrar o investimento em merenda escolar.

O tucano também ampliou a rede de proteção, com a descentralização dos cadastros de programas sociais, implantação de cinco novos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), criação da Casa Lar e a cobertura de Conselhos Tutelares em todas as regiões de Maceió. Com o investimento, os indicadores educacionais melhoraram, com o crescimento do Ideb e a redução do analfabetismo. Nos próximos anos, com as condições físicas e estruturais adequadas, Maceió terá mais escolas funcionando em tempo integral.

O candidato à reeleição também viabilizou outras conquistas na Educação. Além de reestruturação de grandes escolas, mais de 80 escolas e creches receberam manutenção predial corretiva ou reformas e há mais cinco creches em construção. Maceió agora tem sistema de matrícula online, acabando com a antiga prática de reserva nominal de vagas e as filas nas portas das escolas. Com recursos próprios, a gestão dobrou o investimento em merenda escolar e qualificou a alimentação dos estudantes, inserindo alimentos saudáveis, com produtos adquiridos da agricultura familiar.

“A educação municipal cuida do aluno e valoriza o professor. Os alunos recebem fardamento completo e material escolar, tornando a escola um ambiente agradável, com igualdade de condições para os estudantes. A Educação de Maceió avançou muito. E vai avançar muito mais”, afirma o tucano, ressaltando que, em sua gestão, a capital de Alagoas também aderiu à Rede Cegonha, fortalecendo os cuidados com a saúde materno-infantil.

*Da Assessoria de Imprensa do candidato Rui Palmeira