Desemprego é maior preocupação de famílias de baixa renda, mostra pesquisa

desemprego.ebc_O desemprego, que já atinge 12 milhões de brasileiros, é a maior preocupação dos mais pobres. Segundo resultados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) em parceria com a organização internacional ActionAid, em três comunidades de baixa renda da região metropolitana do Rio de Janeiro, a falta de emprego perturba mais do que a qualidade de serviços essenciais fornecidos pelo poder público, como saúde, educação e saneamento básico.

De acordo com matéria do jornal O Globo deste domingo (9), a pesquisa ouviu famílias de Japeri, Cidade de Deus e São Gonçalo, que têm renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 440) ou ganham um total de até três mínimos (R$ 2.640) e integram o Cadastro Único, que reúne a população que ganha o benefício do Bolsa Família.

Com os efeitos da recessão provocada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff entrando dentro de casa, os entrevistados também temem faltar comida na mesa. Segundo a pesquisa, as famílias são obrigadas a se adaptar ao cenário de crise e passaram a racionalizar o consumo, comprando apenas produtos mais baratos. Além disso, as refeições servidas nas escolas assumiram um papel importante na alimentação das crianças. O novo comportamento também foi identificado pela Kantar WorldPanel, empresa que realiza pesquisa de mercado na área de consumo.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.